(Por Adjair Franco, Dija)
“Em silêncio, abandona-te ao senhor e põe nele a tua confiança.” Sl. 37,7
Nascido no dia 10 de outubro de 1996, o padre Tainan Francisco de Paula é filho de Cristina Timóteo e irmão de Eliza e Leandro Francisco. Sua vocação surgiu ainda na infância. Ele sempre teve uma grande admiração pela arte-sacra, recebendo grande incentivo de sua madrinha, Maura Dias, que sempre o levava à igreja. Tainan gostava muito de desenho e pintura e este era um dos seus passatempos enquanto estudava na Escola Estadual Dr. Delfim Moreira. Sua crisma foi celebrada por Dom Ricardo, no Santuário. Também foi coroinha na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, onde participava de muitas atividades de sua comunidade.
Em 2014, teve a sua primeira experiência no seminário. Entrou com a curiosidade de conhecer o local, mas seu interesse pela arte-sacra o fez viajar a São Paulo para estudar. No seminário, teve a oportunidade de realizar o seu Encontro Vocacional e o seu reitor, Padre Leandro, o considerou apto para lá entrar, no dia 31 de janeiro de 2015. No seminário Nossa Senhora Auxiliadora, em Pouso Alegre, sua turma era de 8 seminaristas, mas apenas 3 ordenaram padres. Em três anos, trabalhou nos finais de semana, na Paróquia São Cristovão, em Pouso Alegre. Em 2017, mudou-se para Itapeva. Um ano depois, passou a atuar na Paróquia São José, em Paraisópolis. Quando terminou o curso de Filosofia, entrou na Teologia, em 2019. Enquanto isso, trabalhou na Pastoral da Paróquia Sant’Ana, em Silvianópolis. Em 2020, foi transferido para a paróquia de Caldas, permaneceu no seminário no ano seguinte e, em 2022, tomou parte na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, em Maria da Fé. Fez Estágio Síntese Vocacional em Bom Repouso, com o padre Carlos. Também trabalhou na Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá. Foi ordenado Diácono, em 3 de fevereiro. Foi para Estiva onde realizava batizados e casamentos. Lá permaneceu por 6 meses. Em agosto de 2024, D. Majella o chamou para marcar a ordenação presbiteral. Tainan escolheu o dia 7 de dezembro, dia de Santo Ambrósio, véspera da Festa da Imaculada Conceição.
No dia 8 de dezembro, celebrou a Primeira Missa, na capela São José, bairro onde mora, no Recanto das Margaridas. Sua ordenação foi celebrada na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, onde – quando criança – foi coroinha por muitos anos. Foi uma apoteose! Padre Sebastião Márcio, pároco, não mediu esforços para que tudo corresse bem. Tinha mais de mil pessoas, 70 padres presentes e o ordenante, Dom José Luiz Majella, Reverendíssimo Arcebispo da Arquidiocese de Pouso Alegre.
Sua segunda missa aconteceu na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e, a terceira, no Carmelo São José, Pouso Alegre. À noite, naquele mesmo dia, rezou missa no Santuário Santa Rita de Cássia, em nossa cidade.
Padre Tainan fica até janeiro de 2025 na Paróquia de Estiva, aguardando nomeação pelo Revmo Arcebispo Dom Majella. Ele conta com grande devoção por Santa Rita de Cássia e sempre ficou ansioso pela chegada de sua festa. Também é devoto de Santa Maria Madalena e São José. Seu time do coração é o glorioso São Paulo FC. Como tema de Ordenação Sacerdotal, escolheu a frase “Em silêncio, abandona-te ao Senhor e põe nele a tua confiança.” (Sl. 37,7).
Padre Tainan, filho da terra, que orgulho é tê-lo como sacerdote! Aqui vão as nossas orações e que Deus o cubra de bênçãos!