Fivel 2025 consolida Santa Rita do Sapucaí como referência nacional em tecnologia e inovação

Com expectativa de 7 mil visitantes, feira reforça o protagonismo do “Vale da Eletrônica” e destaca temas como inteligência artificial, cidades inteligentes e IoT

A cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG), conhecida como o “Vale da Eletrônica”, se transforma mais uma vez no epicentro da tecnologia e da inovação brasileira. A 17ª edição da Feira Industrial do Vale da Eletrônica (Fivel 2025) começou nesta terça-feira (22) e deve receber cerca de 7 mil visitantes até o dia 25 de outubro. O evento gratuito reúne empresas, empreendedores, pesquisadores e estudantes de todo o país.

Promovida pelo Sindvel (Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares) e pela Associação Industrial local, a Fivel conta com o apoio do Sebrae, FIEMG, Prointec e Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí, além do patrocínio da Fitec.

“O município tem 40 mil habitantes e um faturamento expressivo de R$ 3,2 bilhões. É um polo de inovação consolidado. O setor eletroeletrônico aqui é o único em Minas Gerais a contar com benefício de ICMS zero, o que tem sido essencial para manter e atrair empresas”, destacou Roberto de Souza Pinto, presidente do Sindvel.

Tecnologia com DNA santarritense

A Fivel 2025 reúne o que há de mais atual em automação no campo, cidades inteligentes, inteligência artificial (IA), saúde digital, Internet das Coisas (IoT), radiodifusão e soluções biomédicas. Além das mostras tecnológicas, o evento promove rodadas de negócios que conectam indústria, startups e investidores.

“É uma feira de produtos nacionais, criados e fabricados localmente. Aqui não há importação de soluções prontas — são tecnologias concebidas e produzidas no Vale da Eletrônica, fruto de pesquisa, desenvolvimento e produção industrial”, reforçou Roberto de Souza Pinto.

Empreendedorismo e inovação em destaque

O Sebrae é um dos principais parceiros da feira, apostando na visibilidade e na integração entre os empreendedores.

Sempre incentivamos a participação dos empresários em eventos como a Fivel. É uma oportunidade para mostrar os produtos e serviços de Santa Rita do Sapucaí para todo o estado e para o Brasil, afirmou Myrian Reis Sousa, gestora do Sebrae Vale da Eletrônica.

Durante quatro dias, a Fivel reforça o espírito empreendedor e colaborativo que transformou Santa Rita do Sapucaí em um dos maiores polos tecnológicos da América Latina.

Com um ecossistema formado por três instituições de ensino técnico e superior (ETE, Inatel e FAI), mais de 180 empresas e uma cultura de inovação que une educação, indústria e pesquisa, o município reafirma seu título de Vale da Eletrônica — símbolo de um Brasil que investe em tecnologia e futuro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA