(Clara Romero de Souza Carneiro)
Ao celebrarmos os 80 anos do Supermercado Romerão, é impossível não voltarmos o olhar com gratidão e respeito para aqueles que plantaram as primeiras sementes dessa trajetória: meu pai, Matheus Romero Filho e minha mãe, Dulce de Souza Romero. Foi com coragem, sacrifício e muito trabalho que eles deram início ao que viria a se tornar este símbolo de tradição e perseverança.
Filho de imigrantes espanhóis, Matheus enfrentou a dureza da vida desde cedo. Perdeu o pai ainda jovem e assumiu, com bravura, o papel de chefe de família, cuidando de sua mãe e de cinco irmãs solteiras. Ao lado de seu irmão, meu tio Marcílio, arrendava pequenos lotes de terra, onde cultivavam principalmente alho e cebola. Nos fins de semana, carregavam suas colheitas até o mercado municipal, onde vendiam o que conseguiam para sustentar a família.

Foi com muito esforço, economia e espírito empreendedor que meu pai abriu o primeiro armazém — um pequeno comércio que também era o lar da família — na Rua da Pedra, exatamente onde hoje funciona a oficina de consertos do senhor Xavier. Desde o início, minha mãe foi sua parceira incansável, dividindo-se entre o cuidado com os filhos, a casa e o balcão do comércio.
Mais tarde, o negócio se transferiu para a casa da esquina com a Rua do Bepe, local onde minha mãe viveu até seus últimos dias. O empreendimento já dava sinais de crescimento, impulsionado também pela chegada de meu irmão mais velho, José, que, ainda jovem, deixou os estudos para trabalhar ao lado do nosso pai. José era um comerciante nato, visionário e determinado. Foi ele quem construiu o prédio onde, até hoje, funciona o Romerão.

Após o falecimento de José, foi Manoel Romero, atual proprietário, quem assumiu o negócio com a mesma dedicação dos fundadores. Nelito, como sempre foi conhecido, também decidiu homenagear a família ao batizar o supermercado com o nome que hoje é conhecido e respeitado por toda a comunidade: Supermercado Romerão.
Este estabelecimento é muito mais do que um ponto comercial — é o retrato de uma família que enfrentou dificuldades, sonhou alto e trabalhou duro para deixar um legado. É símbolo de tradição, honestidade e da confiança de milhares de pessoas que, ao longo das décadas, passaram por suas portas.

Hoje, o Romerão segue sua caminhada sob a condução firme e apaixonada do neto de Matheus, Rodrigo Romero. Formado em Administração de Empresas, ele descobriu desde cedo a sua vocação para liderar, o que tem feito com muita competência. Com sensibilidade, o neto do patriarca assumiu o leme desta história e segue conduzindo o Romerão com a mesma essência que seus antecessores: trabalho, respeito e amor pelo que faz.

É com muito orgulho que vemos essa semente bem plantada germinar com tanta força e beleza! Que venham muitos outros anos de sucesso, realizações e bênçãos! Parabéns, Rodrigo! Parabéns, Romerão! Que os próximos 80 anos sejam tão inspiradores quanto os primeiros!