Ao completar o primeiro ano à frente da Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí, o prefeito Leandro Mendes faz um balanço das ações desenvolvidas pela gestão 2025–2028. Em entrevista ao Empório de Notícias, ele fala sobre os desafios iniciais do mandato, apresenta obras realizadas, investimentos em infraestrutura, avanços na saúde, educação, segurança e desenvolvimento econômico, além de destacar programas sociais e reconhecimentos conquistados pelo município. A conversa traz um panorama detalhado do que foi feito até aqui e dos caminhos que estão sendo traçados para os próximos anos.
Prefeito, como o senhor avalia esse primeiro ano de governo?
Todo primeiro ano de gestão é sempre desafiador. O orçamento foi elaborado pela administração anterior e, mesmo com uma equipe tecnicamente preparada, é necessário um período de adaptação, de entendimento dos fluxos internos e de integração com os servidores. Apesar disso, conseguimos avançar muito e hoje temos uma prestação de contas sólida para apresentar à população de Santa Rita do Sapucaí, da zona rural e da Nova Cidade. Logo nas primeiras semanas, enfrentamos uma situação delicada com o fechamento do acesso ao bairro Timburé pela EPR. Acionamos imediatamente nossa equipe jurídica, exigimos a liberação e contamos com o apoio do deputado Rafael Simões. O acesso foi restabelecido, garantindo o direito de ir e vir dos moradores.
Quais ações da Secretaria de Obras o senhor destaca nesse primeiro ano?
Uma das obras mais importantes foi a construção da Praça Central de Eventos. É um espaço que funciona como praça na maior parte do tempo e que também recebe grandes eventos, retirando essas atividades das ruas e da praça central tradicional, evitando transtornos ao trânsito e aos moradores. Além disso, revitalizamos uma área central que precisava de atenção, deixando o centro da cidade mais bonito.
Também realizamos a Operação Tapa-Buraco, que é uma medida paliativa. Estamos planejando, para o próximo ano, após o período chuvoso, o Programa Asfalto Novo, que vai contemplar várias ruas e avenidas. Inclusive, a Copasa já está realizando intervenções na rede de água para evitar a necessidade de abrir o asfalto depois.
Substituímos o antigo telhado de amianto do Paço Municipal por telhas metálicas, resolvendo problemas de infiltração que colocavam em risco documentos e equipamentos. Está em andamento a reforma da Pracinha da Criança e a revitalização da antiga rodoviária, que será transformada em um espaço de cultura, lazer, lanchonetes, artesanato local e entretenimento.
Concluímos obras importantes, como a Avenida Embaixador Bilac Pinto, melhorando a mobilidade da Nova Cidade, e a passarela metálica entre Santa Rita do Sapucaí e Piranguinho, em Olegário Maciel, uma parceria entre os dois municípios. Também instalamos telas de proteção no corrimão da Ponte José Almeida Neves, aumentando a segurança de pedestres, especialmente crianças e pets, e realizamos a revitalização da Praça Delfim Moreira, com jardinagem e plantio de flores.
Sobre a limpeza urbana, os serviços já estão em processo licitatório, incluindo coleta de lixo e varrição das ruas.
A prefeitura adquiriu novos veículos?
Sim. Adquirimos seis veículos zero quilômetro. Uma caminhonete Oroch para a Secretaria de Desenvolvimento Social, adequada inclusive para estradas rurais; um veículo de sete lugares para o atendimento social, utilizado pela Casa da Criança; um veículo para a Guarda Civil Municipal; um caminhão basculante para Agricultura e Meio Ambiente, por meio de convênio com o MAPA; e, para a Saúde, um veículo de sete e outro de cinco lugares. Também está para chegar uma van para o transporte de pacientes. Para o próximo ano, receberemos uma motoniveladora (patrol), fundamental para a manutenção das estradas rurais.
O que foi feito na área de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico?
A nossa Incubadora Municipal continua sendo uma verdadeira “fábrica de fábricas”. Quatro novos empreendimentos foram aprovados para incubação no Prointec: Terra Landing, plataforma tecnológica para decolagem e pouso de drones; Onitra, carregador portátil para carros elétricos; Buchas Ok, buchas de suspensão em plástico de engenharia de alta resistência; Robocampo, robô autônomo para automação da secagem de grãos, com foco na cafeicultura.
Também realizamos reuniões estratégicas com empresas como Fênix e Foxconn, viabilizamos a implantação da planta da Welling, do grupo que produz motores para o Grupo Midea, aderimos ao programa Contrata Mais Brasil, que permite a contratação de MEIs sem licitação para determinados serviços, e aprovamos, junto à Câmara, a doação de área no novo Distrito Industrial para a Tamura, que vai ampliar o número de empregos na cidade.
Outro avanço importante é a chegada da UAI – Unidade de Atendimento Integrado, facilitando o acesso da população a documentos, além da implantação do Programa Abraçar, voltado à capacitação de jovens para o mercado de trabalho.
Que avanços o senhor destaca nessas áreas?
Mantivemos o subsídio do transporte público, garantindo a tarifa de R$ 3, além de melhorias como novas linhas, aplicativo de localização dos ônibus e recarga online do cartão e wi-fi nos veículos. Reestruturamos o trevo da ETE, construímos passagens elevadas e realizamos centenas de metros de pintura viária.
Na segurança, ampliamos o efetivo da Guarda Civil Municipal, adquirimos novo veículo e equipamentos e estamos em processo de compra de motocicletas. Também vamos ampliar o sistema de monitoramento, integrando-o ao sistema Hélios da Polícia Militar.
Que avanços administrativos o senhor destacaria?
Implantamos o programa Prefeitura Sem Papel, estamos convocando aprovados em concurso, protocolamos pedido à ANTT para operação da Pássaro Marrom no município e confirmamos Santa Rita entre as 30 novas cidades que receberão uma UAI.
O governo, finalizamos a reformulação do Plano Diretor, providenciamos nova sede da Polícia Militar e tivemos importantes reconhecimentos: Santa Rita está entre as cinco cidades mais desenvolvidas de Minas Gerais (FIRJAN), alcançou nível avançado em Liberdade Econômica e foi destaque no Cidades CSC 2025, como cidade inteligente.
Como foi o desempenho nessas áreas?
Na Educação, investimos na capacitação dos profissionais, ampliamos vagas em creches, entregamos material escolar e uniformes, avançamos no combate à evasão escolar na zona rural e subimos posições no ranking nacional de alfabetização.
Na Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, revitalizamos espaços esportivos, sediamos a Copa SULA de Basquete e Vôlei, promovemos diversos campeonatos, realizamos carnaval, fortalecemos o Feirão Folclórico, apoiamos eventos tradicionais e batemos recorde no repasse do ICMS Turístico. Também investimos em equipamentos culturais, como o telão 4K para o Cineteatro.
Na Assistência Social, ampliamos ações de enfrentamento à violência, realizamos a 1ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, promovemos o Baile da Melhor Idade, o Programa Abraçar e eventos ligados à Consciência Negra.
Para finalizar, qual a mensagem ao cidadão?
Para concluir, quero reforçar a nossa confiança de que o próximo ano será ainda mais produtivo. Nada do que foi feito até aqui seria possível sem o apoio e o esforço diário de cada servidor público, de cada secretário, dos nossos vereadores parceiros, dos deputados que acreditam em Santa Rita do Sapucaí e, principalmente, dos cidadãos que confiam nesta gestão. Agradeço também a Deus, que nos dá sabedoria e força para seguir trabalhando. Ainda há muito a fazer, mas avançamos com responsabilidade, planejamento e diálogo. Seguimos firmes no propósito de melhorar a qualidade de vida da nossa população e preparar Santa Rita do Sapucaí para um futuro cada vez melhor.

































