Em sessão solene realizada no Teatro Municipal Monsenhor José Carneiro Pinto (Cinema), o prefeito e vice-prefeito, além dos vereadores eleitos para a gestão 2025-2028, tomaram posse no dia primeiro de janeiro de 2025.
Leandro Mendes (UNIÃO), prefeito eleito de Santa Rita do Sapucaí, tem 42 anos, é empresário e possui Curso Superior. Já o vice-prefeito, Daniel Teixeira, tem 62 anos, é casado e exerce a função de advogado. Ambos têm em comum o fato do serem filhos de ex-prefeitos que tiveram papel relevante no cenário político municipal e pretendem imprimir à nova gestão as suas características individuais, sem deixar de lado o legado que herdaram dos pais, como declararam em seus discursos de posse.
A reunião teve início às 19 horas com a eleição da presidência da Câmara Municipal para o ano de 2025, que estará sob a tutela de Antônio Longuinho (Presidente), Miguel Caputo (Vice-Presidente) e Felipe Parque dos Pássaros (Secretário). Em seguida, o professor Wander Wilson Chaves, ex-prefeito, realizou o seu pronunciamento e entregou ao novo gestor as chaves do Paço Municipal. A sessão prosseguiu com manifestação dos representantes eleitos, seguida da assinatura da ata.
Os pronunciamentos feitos pelos vereadores denotaram a visão heterogênea dos novos representantes, apresentando diferentes visões de mundo e formas singulares de enxergar (e fazer) política. Há representantes da zona rural e urbana, com diferentes atividades profissionais, que apresentam perfis ideológicos diversos, mas todos afirmaram que irão colocar os interesses da população em primeiro plano.
Trechos do pronunciamento de Leandro Mendes:
O prefeito eleito comenta a transição:
“Gostaria de agradecer a presença de cada um de vocês que disponibilizaram um tempo para estar conosco. Gostaria de agradecer ao Wander por estar presente e desejo sucesso em seu novo ciclo. Você realizou as demandas que julgou necessárias e eu realizarei as minhas. A vida é um ciclo. As demandas não param. Obrigado, parabéns e sucesso em sua trajetória. Gostaria de parabenizar o presidente eleito da Câmara, Antônio Otávio Longuinho e – através dele – cumprimento as demais autoridades presentes.”
Leandro comenta sobre os preparativos da cerimônia e sobre a importância dos servidores públicos:
“Gostaria de agradecer a todos os servidores que deixaram o Teatro Monsenhor José Carneiro Pinto apto para realizarmos esta sessão de posse. Eu sei da dedicação e do trabalho de vocês. E sei também que, dentro da prefeitura, mais de 85% dos servidores são bons. Uns 15% são complicados, mas esses vocês podem deixar comigo. Eu quero agradecer, também, à Câmara Municipal por ter preparado esta cerimônia. Eu pedi para que a posse fosse simples. Qualquer crítica por não ter havido festa ou algo semelhante, critiquem a mim porque quis que ela fosse dessa maneira. Devemos tratar com carinho os recursos públicos. Teremos a hora de festejar. Teremos o carnaval, a festa de Santa Rita e – quem sabe – um show na virada do ano, mas tudo tem a sua hora. Agora é o momento de começarmos a mostrar trabalho.”
Comentários sobre a alteração no quadro dos secretários:
“Gostaria de parabenizar e agradecer aos secretários que fizeram parte da gestão do prefeito Wander. Eu sei que vocês são bons profissionais, mas é normal que, quando uma gestão muda, um prefeito coloque ao seu lado pessoas com maior afinidade ou pessoas técnicas. Também agradeço aos secretários que estarão comigo nessa nova empreitada. A partir das sete da manhã, estaremos no Paço Municipal, iniciaremos o nosso trabalho, avaliaremos o cronograma dos servidores e faremos as alterações que julgarmos necessárias.”
Leandro fala sobre a influência do seu pai na decisão de entrar para a política:
“Hoje é um especial para mim. Com gratidão, muita honra e enorme senso de responsabilidade, assumo o cargo de prefeito de Santa Rita do Sapucaí, cidade que amo, onde nasci, fui criado e vivi a minha vida toda. Seria impossível não mencionar a memória do meu pai, que não está presente aqui hoje, mas que me inspirou desde cedo. Jefferson Gonçalves Mendes foi prefeito cinco vezes e sempre foi um gestor público que dedicou a sua vida a Santa Rita do Sapucaí. Ele sempre enfrentou os desafios com coragem e governou com amor, responsabilidade e respeito pelo povo. A sua trajetória foi marcada muito mais por acertos do que por erros. Nós somos seres humanos, temos falhas, mas o meu pai amava Santa Rita e defendia os recursos públicos. Existe prova maior de amor do que, duas horas antes de ser submetido a uma cirurgia, entrar em contato com a prefeitura e pedir aos servidores para que auxiliassem o prefeito Wander a tomar conta dos recursos municipais? Ele não estava preocupado com a anestesia a que seria submetido. Pediu licença para fazer a sua última ligação. Estes exemplos movem a gente.”
“Eu poderia viver a minha vida longe da política, mas aprendi com o meu pai que não tem sentido passarmos pela existência sem cumprir a missão de servir ao próximo. Agradeço aos amigos e amigas que me aconselharam, de forma justa, a ficar longe da política. Eles questionaram como ficaria a minha vida particular e a minha empresa, que havia prosperado. Muitas pessoas pensam que, por ser filho de prefeito, a minha vida era fácil, mas os moradores da rua Maestro Augusto Teles são testemunhas de que eu chegava às sete da manhã todos os dias e ia para casa às dez da noite. Até para comprar papel sulfite era difícil no começo, mas temos que acreditar em nossos sonhos. Com todo o respeito aos que se preocuparam comigo, digo que o sonho do meu pai, que corre em minhas veias, falou mais alto.”
O prefeito também comentou sobre os desafios que espera encontrar:
“Estou aqui hoje por ter uma missão a cumprir e farei tudo com fé, calma e determinação. Mar calmo nunca fez bom marinheiro. Estou aqui sem temor e sem medo, pronto para os desafios. Ao mesmo tempo que me sinto honrado, pesa sobre mim a responsabilidade de honrar o legado do meu pai e corresponder à confiança depositada em mim pelo povo santa-ritense. Por isso, reafirmo o compromisso de fazer um governo sério, responsável e ético, respeitando as leis, a democracia, os direitos humanos, a diversidade cultural e o meio ambiente, sempre priorizando a coletividade.”
Leandro pediu união entre executivo e legislativo, em prol da coletividade:
“O momento é de união. Acredito que o sucesso de uma gestão está no trabalho em conjunto, na união de forças e no diálogo aberto com a população. Neste momento, convido os senhores vereadores a trabalharem em conjunto com o executivo. Aqueles que quiserem, terão o direito de fazer oposição, mas devemos dar as mãos nos momentos em que os interesses da coletividade estiverem em primeiro lugar. Devemos deixar de lado as siglas partidárias para seguirmos unidos, em prol do bem comum, e colocando os interesses do povo de Santa Rita acima de qualquer diferença. Os gabinetes do Leandro e do Daniel estarão sempre abertos para receber os trezes vereadores e irei mandar para a Câmara projetos benéficos para a cidade. Respeito e irei ouvir o povo, mas não tenho medo de oposição política e não estou preocupado. Tudo isso faz parte, mas devemos ter foco e correr atrás dos nossos ideais.”
Assista à sessão solene de posse, transmitida pela Câmara Municipal: https://www.facebook.com/camaramunicipaldesantaritadosapucai
Vereadores eleitos em Santa Rita do Sapucaí
A média etária dos vereadores está na casa dos 47 anos, sendo Felipe, com 33 anos, o legislador mais novo a ser eleito e Gato da Corrida o representante de maior idade, com 64 anos.
Santa Rita do Sapucaí elegeu 13 vereadores nas eleições 2024. Vejam quem são eles:
- Alexandre Dulle (NOVO) tem 48 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de empresário e informa ter superior completo.
- Antonio Longuinho (PDT) tem 34 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de vereador e informa ter superior completo. (Reeleito)
- Carla Almeida Advogada (PDT) tem 34 anos, é solteira, declara ao TSE a ocupação de advogada e informa ter superior completo.
- Dito Pistola (PL) tem 56 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de funileiro e informa ter ensino médio completo. (Reeleito)
- Eduardo do Nelsinho (PRD) tem 36 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de comerciante e informa ter superior completo.
- Fabio do Cefetrans (NOVO) tem 63 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de empresário e informa ter superior completo.
- Felipe Parque dos Pássaros (PRD) tem 33 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de “outros” e informa ter ensino médio completo.
- Gato da Corrida (UNIÃO) tem 64 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de vereador e informa ter ensino médio completo. (Reeleito)
- Marquinho Tatinha (PL) tem 45 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de advogado e informa ter superior completo. (Reeleito)
- Miguel Caputo (PSDB) tem 53 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de servidor público estadual e informa ter superior completo.
- Reinaldo Galinho (CIDADANIA) tem 47 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de empresário e informa ter ensino médio completo. (Reeleito)
- Tati do Insel (PL) tem 44 anos, é divorciada, declara ao TSE a ocupação de professora de ensino médio e informa ter superior completo.
- Uiles Eduardo (PDT) tem 47 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de vereador e informa ter ensino médio completo. (Reeleito)