Há alguns dias, recebemos um documento muito interessante, junto com uma correspondência enviada por João Luiz Lacerda, de Alfenas. Na carta, o remetente dizia que, na reorganização de fotos e impressos do Teatro Alfenense de Comédia, encontrou um documento sobre Santa Rita do Sapucaí, datado de 1954. Consciente da importância do dramaturgo santa-ritense, Waldir de Luna Carneiro, enviou uma correspondência para a nossa cidade, a fim de que o cartaz chegasse às mãos dos responsáveis por guardar o nosso patrimônio.
Festa do Estudante 1954
Com o título “Festa do Estudante 1954”, o cartão que chegou até nós é de um tradicional evento promovido pelo Grêmio XI de Agosto, do Instituto Moderno de Educação e Ensino e pela então Rainha dos Estudantes, Srta. Leila Capistrano Franqueira. Em benefício do “Caixa do Estudante Pobre”, o objetivo da festividade anual era angariar recursos para financiar os estudos de alunos carentes.
A data das festividades aconteceu entre os dias 20 e 22 de maio. Na primeira noite, foi apresentada uma peça no “Cine Santarritense” do conterrâneo Waldir de Luna Carneiro, hoje conhecido como o Shakespeare da Mantiqueira, intitulada “Alguém em minha vida”. Na segunda noite, uma nova peça, do mesmo autor, intitulada “Em cada coração um pé-de-briga”. No dia 22 de maio, às 14 horas, foram realizadas duas partidas de Vôlei (masculino e feminino), na quadra do Clube Santarritense, com jogadores de nossa cidade contra um time de Ouro Fino.
O grande momento das comemorações aconteceu nos salões do IMEE, com um baile de encerramento da “Festa do Estudante” e apuração dos votos para a eleição da “Miss Santarritense 1954”. Entre as candidatas estavam: Cibele Brandão, Maria Aparecida Monti Ribeiro, Maria da Glória Vilela, Nelma Patta e Zenaide Cardoso. Nós não tivemos conhecimento de quem venceu a disputa. Se alguém souber, agradecemos pela informação!