Por Rita Seda, de Santa Rita do Sapucaí (MG)
No popular de uma nação, o conjunto de manifestações, lendas, alimentos, artes, vestimentas, hábitos, canções de ninar e de roda, brincadeiras e jogos, mitos e histórias são parte do folclore. E tem ainda muito mais… Folklore se aportuguesou em Folclore e tem uma riqueza de variedade que, quem quiser conhecer bem tem que procurar o especialista Câmara Cascudo, doutor no assunto…
O Brasil é um dos países que têm o folclore mais rico e isso se dá pela diversidade dos povos que nos formaram: indígenas, africanos e europeus. É uma enorme colcha de retalhos super colorida, movimentada, com muita cantoria e dança. Hoje, temos muitos registros folclóricos. As escolas e prefeituras levam esse conhecimento às crianças e isso é bom demais. No entanto, até um tempo atrás, ele não se perdeu porque passou de geração a geração, através da prática e dos contos dos pais, dos avós… Quantas vezes, nessas narrações, não se tirava algo ou se incluía algum figurante para dar ou tirar medo das crianças?! Folclore é produto da imaginação. É procurar entender o mundo para resolver problemas, mistérios da natureza, dificuldades e temores. Conhecer e cultivar as tradições do povo é uma forma viva de manter raízes.
Diz Câmara Cascudo que o Folclore é popular, mas nem tudo que é popular é Folclore. Para ser aceito como tal é preciso ter origem anônima, e ser aceito e praticado por muitos indivíduos, além de resistir à passagem do tempo. Foi William John Thoms (1803-1885) que publicou um artigo sobre o assunto em 22/08/1846, ficando a data como referência. Cantigas que você deve ter cantado ou canta ainda: Atirei o pau no gato, A canoa virou, Cai cai balão, O cravo brigou com a rosa…
Festas populares, ligadas ao trabalho ou à religião, que já deve ter participado: festa junina com quadrilha, pau de sebo, jogos e brincadeiras, simpatias (casamenteiras), Maracatu, Lavagem do Bonfim, Folia de Reis, Congada, Fandango, Cavalhadas, Capoeira, Festa do Divino, Círio de Nazaré… Lendas, tais como a da Vitória Régia, Nascimento das estrelas, Saci Pererê, Curupira, Caipora, Mula sem cabeça, Iara, Lenda da mandioca, Lobisomem… E os alimentos? Com certeza vocês já sabem… Os brinquedos feitos pelo homem para as crianças e as brincadeiras, as parlendas… É um não ter fim…
Conhece-se a história de um povo pelo seu Folclore. Já conhecemos o nosso, neste país continental? Deve ser lindo o que existe no Norte e Nordeste! Confesso que ainda vi muito pouco, mas que faço minhas pesquisas porque sou doida pelo assunto!