Empresa de Santa Rita fornece tecnologia de monitoramento climático para Contagem

Tecnologia desenvolvida em Santa Rita do Sapucaí está ajudando Contagem a dar um salto no monitoramento climático. Uma empresa do Vale da Eletrônica fornece as plataformas que permitem acompanhar chuvas, rios e condições meteorológicas em tempo real, fortalecendo a prevenção de riscos e a proteção da população.

A cidade de Contagem deu início à implantação de 15 Plataformas de Coleta de Dados Meteorológicos (PCDs) que permitirão o monitoramento climático e hidrológico em tempo real em todo o município. A tecnologia é fornecida pela Ativa Soluções, empresa sediada em Santa Rita do Sapucaí, reconhecida nacionalmente pelo desenvolvimento de soluções avançadas para monitoramento ambiental.

A iniciativa representa um avanço inédito para Contagem, fortalecendo as ações de prevenção e resposta a eventos extremos, como chuvas intensas, enxurradas, secas e inundações, a partir de dados locais precisos e atualizados continuamente.

“Essa tecnologia qualifica de maneira significativa o trabalho da Defesa Civil e da Defesa Social, ampliando a capacidade de acompanhamento das condições climáticas e hidrológicas e fortalecendo a organização das respostas no território”, destacou a prefeita de Contagem, Marília Campos.

Tecnologia desenvolvida no Vale da Eletrônica

As plataformas fornecidas pela Ativa Soluções são equipadas com sensores capazes de medir volume de chuvas, temperatura, umidade do ar, vento, radiação solar, pressão atmosférica e, em pontos estratégicos, o nível de rios e córregos. Todas as informações são transmitidas automaticamente para uma plataforma online, permitindo o acompanhamento em tempo real pelas equipes da Defesa Civil e por outras secretarias municipais.

Até o momento, cerca de cinco PCDs já foram instaladas em escolas municipais, unidades de saúde e equipamentos públicos. A previsão é que os outros 10 pontos recebam a tecnologia até o final de fevereiro.

“As instalações começaram ao longo de janeiro e seguem parâmetros técnicos definidos pela Defesa Civil. Com essa iniciativa, Contagem passa a desenvolver sua própria base de informações climáticas e hidrológicas, o que reforça o planejamento urbano e qualifica a tomada de decisões”, explicou a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França.

Investimento e impacto

O sistema contará com investimento de R$ 583 mil, assegurando elevado padrão técnico e ampliando significativamente a capacidade do município no acompanhamento de riscos climáticos e hidrológicos. A escolha de uma empresa de Santa Rita do Sapucaí reforça o papel do polo tecnológico do Sul de Minas no fornecimento de soluções estratégicas para a gestão pública em diferentes regiões do país.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA