A história por trás de uma fotografia de 7 de setembro de 1929

Hasteamento da Bandeira

Por Glorinha Moreira

Santa Rita, 8 de setembro de 1929

Quinzote,

Recebi ontem, justamente no dia 7, sua carta que me alegrou imensamente. Assim é que eu gosto, mas não respondi ontem mesmo porque queria contar-lhe sobre as festas que foram até a noite. Os soldados do regimento chegaram aqui no dia 6, às 12 horas, com todas as armações de guerra. No dia 7, de madrugada, fomos acordadas pelos toques de clarins e tiros de canhões. A parada começou ao meio dia e foi justamente o que eu achei mais bonito. Os reservistas do ginásio fizeram a saudação à bandeira, que foi uma cerimônia muito bonita.

Praça Santa Rita no dia 7 de setembro de 1929. Note que uma bandeira está sendo hasteada no Fórum

A bandeira foi hasteada no Fórum e a honra de hasteá-la fui eu quem a tive. Fiquei um pouquinho desapontada, a bandeira era muito pesada e foi preciso o comandante me auxiliar. À tarde, houve festa esportiva. “No “Foot-ball”, saímos vencedores pela contagem de 5 a 1. No “Volley-ball” os daqui perderam, infelizmente.

Glorinha, Maricotinha (mãe de Glorinha), Mindoca (mãe de Carminha e de Sinhá Moreira) e Carminha

Bendigo o dia 7 de setembro de 1926, no momento em que minha mãe teve a ideia de me levar ao baile do ginásio. Tenho tantas saudades daqueles dias que isto, para mim, mais parece um sonho. O retrato de “maillot”, não sei se vou mandar-lhe, mas mandei tirar outra prova e depois veremos. Se ficar bom, enviar-lhe-ei. Caso contrário, peço que me desculpe. Saudades de mamãe e um grande e muito sincero abraço de sua Glorinha.

Extraído do livro Cartas de Glorinha (De Marly Fontes)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA