(Por professor Elísio Rosa)
O desejo de ficar rico é uma ambição de todo ser humano.Múltiplos são os meios utilizados para atingir tal objetivo, seja trabalhando, negociando, realizando falcatruas ou fazendo uma fezinha. O meio mais simples é jogar na loteria e esperar ganhar o grande prêmio. Em Santa Rita, naqueles tempos, havia uma lotérica para vender bilhetes da Federal. Não havia a Loto. Em locais públicos, os bilhetes eram vendidos pelos senhores Kiki e João de Cego. Um bilhete inteiro, com vinte frações, representava o valor total do prêmio. Cada fração equivalia a uma vigésima parte da bolada e um sujeito conhecido como Bocó sempre jogava, arriscando duas frações por vez. Por anos seguidos, ele tentou a sorte até que, um dia, foi bem sucedido. Foi contemplado com duas frações do grande prêmio! Foi uma festa para ele e seus amigos! Só a sua esposa, que diziam ser meio doida, ficou indiferente à bolada. De boca em boca, corria a notícia de que Bocó havia ganhado na loteria. Como sempre, da noite para o dia, começaram a aparecer os oportunistas pedindo-lhe dinheiro emprestado, o que era sempre negado.
E Bocó passou a dizer que passaria trinta dias no Rio de Janeiro, pois os filmes sobre o Rio o fascinavam. Dito e feito. Por trinta dias, Bocó sumiu.
Quando retornou, começou a contar vantagem sobre a viagem que fez. Falou da sua visita ao Pão de Açúcar, Copacabana, Corcovado, Jardim Botânico e ao Palace Hotel, onde ficou hospedado. Tudo como nos filmes… Todos ouviam atônitos e com um ar de inveja, as aventuras de Bocó.
Certo dia, algumas pessoas que passavam em frente à sua casa ouviram uma briga. Era o Bocó brigando com a velha esposa. Começou a juntar gente de tudo que era canto da cidade. A mulher falava de forma desconectada e gesticulava muito. Disse para o povo que o Bocó não tinha viajado nada e que ele ficou trinta dias em casa, comendo e dormindo. Uns diziam: “Essa mulher é louca!” Outros argumentavam que “louco é quem joga dinheiro fora”. No meio daquela discussão, ela foi ao quarto, rasgou o colchão, pegou todo o dinheiro e jogou para o povo. Bocó, com medo da multidão, correu pelos fundos da casa e nunca mais foi visto.