Notícias

População está sendo lesada: conclui Comissão formada para estudar taxa de esgoto cobrada pela Copasa

Para Comissão, com estudo concluído, ainda há trabalho pela frente

Na tarde desta quarta-feira, 11, os vereadores que compõem a Comissão formada na Câmara para estudar a taxa de esgoto praticada pela Copasa no município de Pouso Alegre atenderam os jornalistas da região em uma coletiva de imprensa para falar sobre a conclusão dos trabalhos.

Ao todo, foram 180 dias de estudos realizados pela Comissão que é composta pelos vereadores Oliveira Altair (PMDB) como presidente, Leandro Morais (PPS) relator, Rodrigo Modesto (PTB) como secretário e os vereadores Wilson Tadeu Lopes (PV) e Campanha (PROS) como membros.

O relatório final, um documento composto de cerca de 50 páginas, foi lido pelo relator da Comissão durante a Sessão ordinária dessa terça-feira, 10. O texto apresentou os detalhes das ações promovidas pela Comissão durante o período de estudos, onde receberam apoio de técnicos especialistas, além da realização de pesquisas em pontos estratégicos.

O relatório pontuou também todos os documentos que formam o documento final de estudos formatado pela Comissão que somam centenas de páginas com laudos, ofícios, fotos, convocações, atas, mapas, vídeos, pesquisas, etc. O relatório apontou ainda resultados preliminares levantados após os diversos estudos e revelou o lançamento indevido de esgoto nos rios Mandu e Sapucaí, indicando crime ambiental.

Durante a leitura do relatório foram exibidas imagens que demonstram resíduos característicos de esgoto. Em uma das análises feitas, a Comissão, juntamente com técnicos especialistas, chegou a gerar boletim de ocorrência denunciando poluição ambiental à Polícia Militar.

Ainda de acordo com o relatório da Comissão formada para estudar a taxa de esgoto praticada pela Copasa as estações de tratamento de esgoto distribuídas na cidade estariam lançando esgoto nos rios do município. Em outros pontos o esgoto gerado, por exemplo, no bairro Faisqueira e adjacências estaria sendo lançado pela Copasa sem passar por nenhum tipo de tratamento. Todos os apontamentos foram expostos por meio de imagens durante a leitura do relator da Comissão.

O relatório final da Comissão ainda expõe fotos de flagrantes de caminhões da Copasa lançando esgoto in natura em corpo hídrico às margens do Rio Mandu.

A comissão ainda revela em seu relatório os gastos anuais da saúde com internações por doenças relacionadas à água, por falta de saneamento.

Em sua conclusão, a Comissão relata que comprova, por meio de documentos, que a Copasa não tem atuado de forma legal com suas competências e ressalta que não é justo que a cobrança da taxa de tratamento de esgoto continue sendo praticada na cidade.

A comissão ainda concluiu falando sobre a constatação de afrontas pela Copasa à Lei Orgânica e a Constituição Federal e solicita o encaminhamento do relatório formatado pela Comissão à órgãos que possam tomar providências sobre o assunto.

A coletiva contou também com a participação dos engenheiros ambientais do Instituto Fernando Bonilo que contribuíram com os trabalhos da Comissão. Na ocasião eles responderam aos jornalistas sobre números e análises específicas.

A Comissão deixou claro na coletiva de imprensa que apesar dos estudos terem sido concluídos, os trabalhos ainda devem continuar. O objetivo é buscar uma solução definitiva para o caso, para que o resultado possa alcançar de fato a população, que segundo a conclusão do relatório está sendo lesada.

Matéria veiculada na data em que o relatório final da Comissão foi protocolado: https://www.facebook.com/tvcamarapousoalegre/videos/1443261155710529

takefive

Recent Posts

Quando tentaram fatiar Minas Gerais para criar um estado sul-mineiro

Por Carlos Romero Carneiro Várias tentativas foram feitas para desmembrar Minas Gerais para a criação…

9 horas ago

Os construtores de Santa Rita do Sapucaí

(Por Cyro de Luna Dias) Na minha casa, no início do século XX, vi Tonico…

10 horas ago

Grupo de teatro carioca fará duas apresentações, neste final de semana

Sempre envolvido com a cultura e com as artes, Milton Marques trará para Santa Rita…

1 dia ago

O santa-ritense que se transformou em fenômeno das redes sociais

O nome José Henrique Longuinho não é tão conhecido quanto ‘Zé Longuinho’, que ganhou a…

3 dias ago

Trabalhadores do café em Santa Rita do Sapucaí

(Por Elísio Rosa) Antigamente, em Santa Rita, a produção de café era realizada, praticamente, pelas…

3 dias ago

Coisas de cozinheiras

Por Rita Seda Visita de filha é assim: chega com o esposo e a mãe…

6 dias ago