(Por Carlos Romero Carneiro)
Enquanto buscávamos informações sobre a trajetória de escultores e artistas em terras santa-ritenses, nosso amigo e colaborador, Jonas Costa, encontrou documentos muito interessantes sobre duas personalidades esquecidas de nossa cidade: Pergentino Dutra (o Pingulu) e José Del Picchia.
Ambos foram responsáveis por diversas obras, infelizmente já demolidas. O antigo mercado, o extinto matadouro, a lendária fonte do jacaré, também conhecida como “Repuxo”.
Pergentino de Bulhões Dutra, o Pingulu, era professor do Instituto Moderno de Educação e Ensino e muito participativo nos acontecimentos locais. Já o professor de artes da Escola Normal, José Del Picchia, irmão do Modernista Menotti Del Picchia, era também cineasta, tendo realizado um documentário sobre o funeral do Presidente Delfim Moreira, seu conterrâneo.
Um dos achados de Jonas Costa, enquanto realizava suas pesquisas trata-se de uma notícia veiculada no jornal “O Paiz”, de 26 de março de 1922, que relatava a vinda do Escultor do Monumento de Delfim Moreira, Antonino de Mattos. O mais interessante desta notícia é que era mencionado que o escultor havia levado para o Rio de Janeiro uma máscara mortuária de Delfim Moreira, produzida por Pingulu e José Del Picchia. Também foi mencionada uma maquete feita por Mattos, apresentada a uma comissão em Santa Rita, encarregada do Monumento ao presidente falecido. Será que ainda existe esta máscara mortuária? E a maquete? Sobreviveu ao tempo? Partiremos, nos próximos meses, em busca destas relíquias. Como temos notícia de que Mattos não retornou a Santa Rita para a inauguração do Monumento, as chances da máscara mortuária ter ficado com ele é muito grande. Também buscaremos, nos próximos dias, informações que nos levem a desvendar a verdadeira importância que estes dois professores de arte que viveram em Santa Rita há exatamente um século, tiveram para a construção de Santa Rita do Sapucaí.
(Por Carlos Romero Carneiro) Uma das obras mais representativas de Santa Rita do Sapucaí é…
Relendo o Almanaque Cultural Santa-ritense 2, deparei-me com uma foto, na página 79, que levou-me…
(Por Carlos Romero Carneiro) Eu jamais me esqueci da primeira vez em que tomei contato…
(Carlos Romero Carneiro) Santa Rita do Sapucaí possui um brasão muito bonito e que estampa…
(Lavinya Ribeiro) Assim como muitos produtos da nossa cultura, os cartuchos de doces também foram…
(Por Américo Junqueira) Quando ouço, com meus ouvidos leigos, os sons de uma banda que…