Blacktown 2024: Celebrando a Cultura e a Consciência Negra em Santa Rita do Sapucaí

Inspiradas pelo legado de seus familiares, três primas de Santa Rita do Sapucaí se uniram para fortalecer e reverenciar a cultura afro-brasileira na cidade. Cíntia Anézio Felipe, Flávia Patrícia da Silva e Mônica Maria do Rosário perceberam a necessidade de vozes que representassem suas raízes, especialmente aquelas que, no passado, desempenharam papéis fundamentais na comunidade. Foi assim que nasceu o projeto Blacktown, que acontecerá nos dias 16 e 20 de novembro de 2024.

“Nós sentimos que nossa representatividade estava sendo negligenciada, inclusive em eventos que deveriam celebrar datas significativas para a população afrodescendente. Por isso, decidimos criar um evento que preenchesse essa lacuna”, explica Cíntia, uma das organizadoras da programação. O Blacktown surge, então, como uma iniciativa que visa inspirar e colaborar diretamente com a Hackers Produtora de Eventos Ltda., responsável pelo renomado evento HackTown, realizado em nosso município.

Atualmente, o projeto é liderado por Cíntia Anézio Felipe, Flávia Patrícia da Silva e Mônica Maria do Rosário. “Estamos planejando uma série de eventos para promover nossa cultura e desenvolver nossa comunidade, com muita música e conteúdo informativo sobre conscientização racial e inclusão. Também realizamos palestras, oficinas e workshops em escolas, igrejas e empresas, com o objetivo de ampliar o letramento racial em diferentes espaços. Para que este evento seja um sucesso, contamos com o apoio de amigos e da população em geral”, explica Mônica Maria do Rosário, outra liderança do projeto.

Convite Especial para o Blacktown 2024

“Junte-se a nós para celebrar a cultura, a consciência e a união no Blacktown 2024! Este evento será um encontro de histórias, tradições e arte, promovendo a valorização da cultura negra e o fortalecimento da nossa comunidade”, convida Flávia Patrícia, também organizadora da iniciativa.

Data: 16 de novembro de 2024
Horário: A partir das 14h
Local: Escola Técnica de Eletrônica e Associação Cultural José do Patrocínio

Programação:

  • 14h – Abertura com o Secretário de Cultura, Janilton Prado, seguida de um momento de conscientização conduzido por Rosângela Lopes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos (Local: ETE FMC)
  • 15h – Desfile Inclusivo: “Vista-se de África” (Local: ETE FMC)
  • 16h – Palestra com o escritor e renomado ex-goleiro Aranha (Local: ETE FMC)
  • 19h – Show de samba (Local: Associação Cultural José do Patrocínio)

Entrada franca para todas as atividades, exceto para o show de samba.
Ingressos para o show de samba: R$25,00 (valor social) – destinado a apoiar projetos locais de letramento racial.

Passeio Ciclístico Solidário

Todos estão convidados a participar do Passeio Ciclístico Solidário, no dia 20 de novembro, com saída da Pracinha do Kridão, às 8h30. Durante o evento, serão aceitas doações de alimentos, que serão destinadas à Sociedade São Vicente de Paulo, ao Projeto “Semente” e ao Projeto “Adote um Alimento”.

Apoio: Hacktown, Sicred, Escola Técnica de Eletrônica, Vivavox, Sindvas, Valedriver,
Garotos da Vila, Lance Digital e Chocobikers.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA