(Por Leopoldo de Luna)
A Avenida beira-rio era conhecida, no passado, como rua da palha. Outro dia, soubemos que, na realidade, o nome correto era “rua da praia”, uma vez que a margem do rio era toda de areia e, por ali, viviam muitos colonos, em pequenas casas.
O trecho a seguir foi contado por Leopoldo de Luna em uma edição do Jornal Correio do Sul de 1967:
“Ali moravam duas pessoas muito populares: o Tibães, filósofo e quase analfabeto, que enchia a cidade com as suas piadas, seus ditos pitorescos, seus conceitos cheios daquela verdade que nem todos gostam de ouvir. Outro, o carpinteiro João Francisco, meio surdo e teimoso.
Em janeiro de 1906, a cidade foi avisada, por um telegrama de Itajubá, do volume das águas que desciam. Os moradores da rua da palha fugiram. Ele resolveu enfrentar sozinho a fúria das águas. Quando estas começaram a entrar em casa, trepou na mesa, colocou depois sobre a mesa um banco. As águas subiam. A casa era baixa. Agarrou-se à cumeeira. Passou para a cobertura. Daí, canoeiros caridosos o foram arrancar à força. Ele tinha a fama de possuir um crânio de aço. Conta-se que trabalhava como carpinteiro na construção de nossa matriz, quando um tijolo se desprendeu das mãos do pedreiro, lá do alto, caindo em cheio sobre a sua cabeça. O tijolo se espatifou. Todos correram para socorrer a vítima. Nada havia acontecido. Ele sacudiu o pó da cabeça, voltou-se para cima e gritou para os operários: “Mais um pouco de cuidado aí!” Agarrando ao enxó, ele continuou, tranquilamente, o seu serviço.”
Hoje, a Avenida beira-rio passou tornou-se uma das mais belas vias da cidade. No entanto, os seus maiores inimigos continuam as enchentes e os vândalos.
(Por Carlos Romero Carneiro) Através desta caderneta datada de janeiro de 1929 e que estava…
Como foi aquela velha história do juiz, durante a lei seca? Em dia de eleição,…
(Carlos Romero Carneiro) Um pequeno túmulo no corredor central, quadra de número 6, muitas vezes…
(Por Elísio Rosa) Moleque faz molecagem. Entre as múltiplas molecagens, cito aqui uma que trazia…
(Por Ivon Luiz Pinto) A Bíblia nos conta que Jesus dormia no barco durante uma…
(Por Rita Seda) Junho, sendo um mês tão frio para nós, é um mês de…