O Casarão de Siô Dilino: tradição e alquimia, em uma nova história

No coração de Santa Rita do Sapucaí, um casarão centenário guarda histórias de gerações e muitas memórias de acolhimento e cura. Localizado no histórico Morro do Zé da Silva (rua Coronel Antônio Moreira da Costa), foi ali que, durante décadas, o lendário farmacêutico Adelino Carneiro Pinto, o Siô Dilino, carinhosamente chamado também de Pai Dilino, escreveu sua história de serviço e humanidade em nossa cidade, dedicando sua vida à cura e ao cuidado em um legado de generosidade. Por décadas, o casarão foi um refúgio para os necessitados, que saíam dali com esperança renovada.

Outrora endereço da Pharmácia São José, no casarão de pé direito alto, Adelino misturava fórmulas em um laboratório repleto de poções e instrumentos, onde um jacaré de ferro sustentava a balança que pesava os componentes. Entretanto, Siô Dilino não apenas preparava remédios, também acolhia histórias. Conhecido como o “pai dos pobres”, talvez ele pudesse acreditar que ninguém deveria sair dali sem alívio, fosse para o corpo ou para o espírito

A cada fórmula manipulada, uma mistura de cuidado e solidariedade. A cada palavra de conforto, um bálsamo para a alma. A pharmácia era muito mais do que um local de trabalho; era um ponto de encontro onde ciência e empatia caminhavam juntas. Por anos, o casarão simbolizou acolhimento, solidariedade e esperança. O legado de ser um espaço para disponibilizar fórmulas e criar memórias foi continuado por seu filho, Rui Carneiro. E muitos, hoje em dia, trazem consigo diversas lembranças de suas visitas ao imponente casarão.

Décadas depois, o casarão continua a ser um símbolo de transformação, mas agora por meio de uma nova alquimia: a produção artesanal de cervejas. A essência de acolher e transformar permanece viva e o espaço renasce com a química cervejeira. É ali que a Cerveja Pós-Doc vai transformar ingredientes simples em experiências sensoriais das mais diversas, resgatando a vocação do lugar para misturar ciência, pessoas, encontros e histórias.

Hoje, o espaço que abrigou a lendária Pharmácia São José, ressurge como sede da cervejaria (fábrica e pub), um ambiente onde tradição e inovação se encontram em perfeita harmonia. A história do casarão começa s ser reescrita e esse espaço histórico renasce. A Cerveja Pós-Doc está transformando o casarão em um lugar onde tradição reverbera e se reinventa em novas receitas. Assim como Siô Dilino misturava sais e bálsamos, a nanocervejaria traz sua essência de empresa de Economia Criativa ao combinar maltes, lúpulos e diversos ingredientes para criar experiências singulares, celebrar a criatividade e gerar momentos inesquecíveis.

Empresa que se consolidou como fruto do projeto Cidade Criativa, Cidade Feliz, a cervejaria Pós-Doc se formalizou e foi a primeira empresa de Economia Criativa do PROINTEC (Programa Municipal de Inovação), onde foi incubada até o final de 2023. Sendo a primeira cervejaria do Brasil a receber autorização de funcionamento do Ministério da Agricultura para produzir numa incubadora de empresas, reforçou seu caráter inovador. Por seu alinhamento com a cultura, tendo seus rótulos assinados por diferentes artistas da cidade e região, e trabalho com a história gastronômica ao produzir cervejas com diferentes insumos, como café e diferentes frutas, mantendo um processo artesanal aliado ao conhecimento técnico apurado, foi inventariada como Patrimônio Imaterial de Santa Rita do Sapucaí.
O casarão manterá viva a memória de um espaço dedicado à alquimia e às pessoas, onde cada canto parece sussurrar histórias do passado, ao mesmo tempo em que convida a criar novas memórias, inspira novos encontros, celebrações e descobertas. Com um pub aconchegante e uma produção artesanal, os visitantes têm um ambiente especial para encontros entre amigos e familiares. Se a busca é por uma experiência diferenciada, o WorkChope traz uma oportunidade de degustação harmonizada, que convida os visitantes a explorar sabores únicos e histórias que atravessam o tempo; uma experiência que une gastronomia e cultura cervejeira.

Venha (re)descobrir o casarão, sinta sua história e experimente a nova vida que pulsa em cada gole! Seja para reviver memórias ou criar novas histórias, o casarão continua de portas abertas, pronto para receber e surpreender.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA