A Terra tem 4,5 bilhões de anos e, nesse período, sofreu algumas transformações. Hoje, reconhecemos sete continentes mas, há 240 milhões de anos, havia apenas um – uma massa de terra gigante chamada Pangeia.
Pangeia é apenas um dos três supercontinentes (os outros sendo Nuna ou Columbia, e Rodinia) que enfeitaram a Terra em algum momento ou outro, e é improvável que seja o último. Os geólogos acreditam que existe um ciclo regular de supercontinentes, em que massas de terra, rotineiramente, se desintegram e se juntam novamente ao longo de milhões e bilhões de anos. Na verdade, os especialistas preveem que o próximo supercontinente se formará nos próximos 50 a 200 milhões de anos – e eles o chamam de Amasia.
Isso nos leva a Ian Webster, um cientista da computação que trabalha para o banco de dados de asteroides Asterank em Mountain View, Califórnia. Webster desenvolveu um globo 3D digital (“Ancient Earth”) usando dados que permitem ver exatamente como o mundo mudou nos últimos 750 milhões de anos.
Melhor ainda, o programa dá a você a opção de digitar o nome da sua cidade para ver onde ela ficaria há 750 milhões de anos. Isso inclui o Período Ediacarano, há 600 milhões de anos – quando a vida multicelular estava apenas começando a aparecer nos oceanos do mundo, o Período Devoniano, há 400 milhões de anos – quando os insetos e tetrápodes dominavam e o Período Jurássico, há 170 milhões de anos.
Acesse o site:
dinosaurpictures.org
(Por Rita Seda) Dia desses, pela Internet, recebi fotos e frases de Portugal, com a…
Santa Rita do Sapucaí possui diversas personalidades que carregam uma grande importância ao município. É…
(Por Salatiel Correia) Ele se fez engenheiro na mais conceituada escola de engenharia do Brasil:…
O Sapucaí Em 1920, o rio Sapucaí tinha um leito muito maior do que aquele…
(Por Carlos Romero Carneiro) Santa Rita do Sapucaí é uma cidade que ainda mantém muitas…
Erasmo Cabral foi um produtor rural e capitalista que viveu em Santa Rita do Sapucaí…