O Sr. Benedito Caputo, foi um grande homem. Muito dedicado, vendia doces que a sua mãe fazia e foi estudar no Instituto Moderno de Educação, aqui mesmo em Santa Rita. Estudou e depois trabalhou na própria escola e, ao se formar, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde montou uma república com alguns conterrâneos. Lá, estudava e trabalhava, até terminar os estudos e retornar para atuar como guarda-livros no laticínio do senhor Sérgio Morais. Ao mesmo tempo, dava assistência às prefeituras de Bela Vista e Careaçu. Na mesma época, prestou concurso público para Fiscal do Estado e foi aprovado. Levou dois anos para ser chamado. Segundo contam, era um funcionário exemplar.
Auditor da Receita, sempre foi muito prestativo e justo no que fazia. Era chefe dos fiscais do seu setor que tinha como sede a cidade de Itajubá. Ia e vinha de carona. À noite, lecionava economia na Escola Técnica de Comércio.
Mais tarde, já com os filhos formados e próximo da aposentadoria, comprou terras no Bom Retiro, onde dedicou-se à vida no campo com alegria e disposição. Lá, plantou café em um ladeirão e os moradores – a princípio – acharam que ele estivesse maluco. Com a perseverança de um lutador, conseguiu formar um belo cafezal. Quando os moradores do bairro viram a colheita ser realizada naquela ladeira, os sitiantes também se animaram a investir no plantio do café.
Sempre atento às necessidades de seus funcionários, procurava acolher a todos com amor. Homem de personalidade forte e de caráter íntegro, nasceu em família espírita, mas escolheu o catolicismo como religião. Ia às missas dominicais sempre de terno, como era comum em outros tempos.
Torcedor do Botafogo, era sócio emérito do clube. Outra de suas paixões era o Bloco dos Democráticos, uma de suas maiores alegrias.
Nascido em 26 de março de 1924, faleceu aos 99 anos. Deus o levou e que o tenha em sua glória por sua justiça e solidariedade. Descanse em paz, Sr. Dito!
(Por Rita Seda) Dia desses, pela Internet, recebi fotos e frases de Portugal, com a…
Santa Rita do Sapucaí possui diversas personalidades que carregam uma grande importância ao município. É…
(Por Salatiel Correia) Ele se fez engenheiro na mais conceituada escola de engenharia do Brasil:…
O Sapucaí Em 1920, o rio Sapucaí tinha um leito muito maior do que aquele…
(Por Carlos Romero Carneiro) Santa Rita do Sapucaí é uma cidade que ainda mantém muitas…
Erasmo Cabral foi um produtor rural e capitalista que viveu em Santa Rita do Sapucaí…