Senhor Benedito Caputo (Por Adjair Franco)

O Sr. Benedito Caputo, foi um grande homem. Muito dedicado, vendia doces que a sua mãe fazia e foi estudar no Instituto Moderno de Educação, aqui mesmo em Santa Rita. Estudou e depois trabalhou na própria escola e, ao se formar, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde montou uma república com alguns conterrâneos. Lá, estudava e trabalhava, até terminar os estudos e retornar para atuar como guarda-livros no laticínio do senhor Sérgio Morais. Ao mesmo tempo, dava assistência às prefeituras de Bela Vista e Careaçu. Na mesma época, prestou concurso público para Fiscal do Estado e foi aprovado. Levou dois anos para ser chamado. Segundo contam, era um funcionário exemplar.

Auditor da Receita, sempre foi muito prestativo e justo no que fazia. Era chefe dos fiscais do seu setor que tinha como sede a cidade de Itajubá. Ia e vinha de carona. À noite, lecionava economia na Escola Técnica de Comércio.

Mais tarde, já com os filhos formados e próximo da aposentadoria, comprou terras no Bom Retiro, onde dedicou-se à vida no campo com alegria e disposição. Lá, plantou café em um ladeirão e os moradores – a princípio – acharam que ele estivesse maluco. Com a perseverança de um lutador, conseguiu formar um belo cafezal. Quando os moradores do bairro viram a colheita ser realizada naquela ladeira, os sitiantes também se animaram a investir no plantio do café.

Sempre atento às necessidades de seus funcionários, procurava acolher a todos com amor. Homem de personalidade forte e de caráter íntegro, nasceu em família espírita, mas escolheu o catolicismo como religião. Ia às missas dominicais sempre de terno, como era comum em outros tempos.

Torcedor do Botafogo, era sócio emérito do clube. Outra de suas paixões era o Bloco dos Democráticos, uma de suas maiores alegrias.

Nascido em 26 de março de 1924, faleceu aos 99 anos. Deus o levou e que o tenha em sua glória por sua justiça e solidariedade. Descanse em paz, Sr. Dito!

Recent Posts

Santa Rita do Sapucaí está entre as cinco cidades mais desenvolvidas de Minas Gerais

Um estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e divulgado nesta…

6 horas ago

Viallet: o artista por trás das fotografias

A grande maioria das fotos históricas produzidas na primeira metade do Século XX, em Santa…

1 dia ago

Conheça a história da fundação de Santa Rita do Sapucaí, contada há quase um século

(Texto produzido por Alfredo Marques de Azevedo em 1926) A origem À margem direita do…

1 dia ago

Com raízes em Santa Rita do Sapucaí, Isabella Longuinho celebra sua nova identidade

Natural de Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, Isabella Longuinho vem protagonizando uma das histórias…

2 dias ago

Soldado velho de guerra

(Maria José Carvalho Vianna) Festa supimpa. Festa “a la” Santa Rita. Comes e bebes da…

2 dias ago

Você já ouviu falar de Matera?

Maria Helena Brusamolin Imagine uma cidade tão antiga que faz Roma parecer moderna. Pois essa…

3 dias ago