Categories: Notícias

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente comenta sobre a ação da causa animal

Melhoria nos serviços

Neste ano, a Prefeitura Municipal buscou aperfeiçoar os trabalhos que já vinham sendo feitos, desde a gestão do prefeito Jefferson Gonçalves Mendes. Desde o pleito anterior já existia uma parceria entre a causa animal e a Sociedade Protetora dos Animais. O que foi feito, dentro da secretaria responsável em lidar com esta demanda, foi dar prosseguimento e melhorar os pontos que puderam ser trabalhados. Aos poucos, a prefeitura assumiu, cada vez mais, este trabalho. Não havia, por exemplo, um veterinário no canil. Na gestão do prefeito Jefferson, a prefeitura contratou um profissional para este fim. Neste ano, assumiu um novo veterinário que tem atuado dentro da vigilância sanitária e também nos trabalhos relacionados à medicina veterinária, dentro do canil.

Atenção aos que mais necessitam de apoio

Há uma parte da população que é mais carente, mais vulnerável, e que necessita da prestação deste tipo de serviço para os seus animais. Neste sentido, houve uma ampliação deste trabalho através do oferecimento da vacina popularmente conhecida como V10, contra cinomose e parvovirose. Tais doenças não são transmitidas para pessoas, somente para outros animais, mas os surtos eram frequentes em nossa cidade, ocasionando a morte de muitos cães. Estas vacinas são importadas e foram adquiridas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Os trabalhos de adoção foram ampliados através de parcerias com a ONG. O setor de apoio animal também foi submetido a uma ampliação. Um veículo foi recebido – neste início de ano – através de uma emenda parlamentar. Vale dizer que o canil tem o seu próprio veículo e que o apoio animal possui outro. Ambos os veículos são apropriados para os seus fins.

Equipe realiza castração, tratamento, atendimento, adoção e vacinação

Hoje, o departamento conta com uma colaboradora que realiza as apurações de apoio animal, um estagiário e dois funcionários no canil. Há, em andamento uma campanha de castração, sendo um processo feito através do trabalho de uma empresa terceirizada, do nosso veterinário e da ONG. Ao todo, foram realizadas 1300 castrações. Este é um número muito significativo e inédito na cidade. Para se ter uma ideia, em 2021, a prefeitura realizou 500 castrações; no ano seguinte, foram 1200 castrações e, em 2023, a prefeitura realizou perto de 1300. A intenção é de que este trabalho prossiga desta forma, na próxima gestão.

Vacinação antirrábica

Quanto à vacinação antirrábica, tem sido realizado um trabalho com o objetivo de melhorar o que já vinha sendo feito, com foco no canil. Naquele ambiente, havia a queixa de que muitos animais morriam por conta de cinomose e parvovirose. Com a intenção de realizar uma profilaxia, a secretaria mudou um pouco o seu protocolo. O mesmo aconteceu quanto à aplicação da vacina múltipla, conhecida como V10, da aplicação dos antibióticos e dos medicamentos de vermifugação. O objetivo é evitar doenças dentro do canil. Como resultado, constatamos que todos os animais naquele espaço estão sadios e isso é muito bom para o município. Os únicos animais que estão doentes são os que foram resgatados recentemente e que já estão em tratamento.

É importante ressaltar que os animais considerados “comunitários”, isto é, aqueles que vivem nas ruas mas que são cuidados pela comunidade são devolvidos para o local de origem, após o tratamento. No caso das cadelas, ela são castradas.

Vacinação em números

Neste ano, houve um aumento no volume de vacinações, através da ampliação dos profissionais que estiveram destinados a este fim. Tal atuação aumentou a sua abrangência, principalmente na zona rural. Em volume de aplicações, a vacinação obteve um aumento de 100,84% para cães e de 40% para gatos. No ano passado, foram vacinados 6231 cães e 992 gatos. Neste ano, 1421 gatos foram vacinados, enquanto o número de cães foi 6283. A tendência é melhorar cada vez mais estes números, já que é um processo gradativo.

Os números têm melhorado porque os agentes foram treinados, fazendo com que a população reduzisse sua resistência à aplicação da vacina. Com a conscientização, as pessoas começaram a entender melhor como é o processo e qual é a sua importância. Vale dizer que todos os profissionais têm certificado de treinamento para aplicação de vacinas e receberam cursos de manipulação das mesmas. Anualmente, também é feito um reforço deste treinamento.

Campanha de Doação

A campanha de doação continua ativa. Os interessados podem entrar em contato com a prefeitura.

Norman Bytes

Recent Posts

Trechos de um importante estudo sobre a bacia do Rio Sapucaí

O Sapucaí Em 1920, o rio Sapucaí tinha um leito muito maior do que aquele…

2 dias ago

Como eram os tempos de quaresma, nos anos 80

(Por Carlos Romero Carneiro) Santa Rita do Sapucaí é uma cidade que ainda mantém muitas…

2 dias ago

O drama vivido por Erasmo Cabral em Santa Rita do Sapucaí

Erasmo Cabral foi um produtor rural e capitalista que viveu em Santa Rita do Sapucaí…

3 dias ago

Os maiores economistas do Brasil

(Por Salatiel Correia) A pergunta acima é de difícil resposta, pois as escolhas tendem a…

3 dias ago

Mares nunca dantes navegados (Por Cyro de Luna Dias)

Aos sete anos, minha mãe me matriculou na escola da Dona Araci Santos, jovem professora…

3 dias ago

A ferrovia no sul de Minas

(Por Ivon Luiz Pinto) Em 30 de abril de 1854, Irineu Evangelista de Souza, Barão…

4 dias ago