Usina Hidrelétrica – 21/10/1912
Em fins de novembro, segundo informações que obtivemos, a Casa Siemens, do Rio, fará a inauguração da luz e força em Santa Rita do Sapucaí. A Câmara Municipal já está tratando de fazer os preços para venda ao público da energia elétrica.
Na cidade já temos quase todos o postes tubolares para iluminação pública e particular e filamento metálico Tautals de 50 velas, além de onze arco voltaicos de 2500 velas cada. A sub-estação já está quase pronta. A linha de transmissão que vem da usina, depois de atravessar as serras da mantiqueira e da Manuela (1200 metros de altura) tem um desenvolvimento de 42 quilômetros e faltam apenas 2 quilômetros para entrar na sub-estação. É toda construída de postes tubolares Manesman, de dez metros de altura, com linhas trifásicas, e chega nesta cidade com 22 mil volts. Logo abaixo, é instalada a linha telefônica, para uso da mesma. Este telefone pode falar a qualquer hora.
O serviço da usina pode-se dar como acabado. Falta apenas colocar parte das tubarias. O prédio da usina, a represa e a caixa de pressão já estão prontos. A captação do rio Turvo S. Miguel é feita para dar nos eixos das turbinas de 900 a 1000 cavalos, em tempo de máxima seca, sendo a queda aproveitável de 62 metros de altura. Por deliberação da Câmara Municipal, parece que em Santa Catarina será instalada a luz elétrica. O serviço é exclusivamente feito pela Casa Siemens, tendo como chefe das obras o engenheiro Ettore Bertacin.
Falência – 14/08/1912
O liquidatário da massa falida, autorizado pelo meritíssimo juiz de direito substituto, faz saber a todos que a partir desta data e durante os próximos 30 dias receberá propostas de concorrentes para compra englobada de ativos massa, constante de fazendas, roupas, chapéus, calçados, arreios, louças, armarinhos e ferragens, no valor de 24:523$200, que se acham no antigo estabelecimento comercial do falido à rua Silvestre Ferraz, desta cidade, onde poderão ser examinadas à vista dos interessados.
Cadáver – 06/04/1954
O serviço de identificação do Departamento de Investigações estabeleceu, pela pesquisa das impressões digitais, a identificação do cadáver de um desconhecido, de cor parda, do sexo masculino, que se encontrava depositado no necrotério do Araçá, sob número 2.770, procedente da rua Maracaia.
Trata-se de Sebastião Manoel Santos, que ao ser identificado em 27/08/1953, declarou ser filho de Francisco Manoel e de Maria da Conceição. Ele é brasileiro, natural de Santa Rita do Sapucaí e nascido em 1924. É casado, operário e não tem residência fixa.
Serviço eleitoral – 23/08/1958
Milhares de eleitores mineiros estão ameaçados de não votar nas próximas eleições por negligência dos juízes eleitorais. Em Santa Rita do Sapucaí, por exemplo, encontram-se nesta situação nada menos que 2810 eleitores.
Carnaval – 08/02/1959
Os preparativos para o carnaval neste centro sul-mineiro indicam que Santa Rita do Sapucaí manterá sua tradição de cidade que apresenta o melhor e mais animado carnaval da região, nas ruas e nos salões.
Anuncia-se o aparecimento de fantasias ricas e originais, enquanto as duas sociedades carnavalescas, o “Ri de Palhaço” e os “Democráticos”, ambas com 25 anos de atividades, ornamentam ricamente os seus salões.
Acidente de carro – 04/09/1970
Na avenida Bandeirantes, esquina da rua Nossa Senhora de Fátima, colidiram o automóvel particular de chapa número 1-36-26-14, licenciado em Santa Rita do Sapucaí e dirigido por Thieres Adami, morador à rua Pereira Barreto e caminhão guiado por Rubens Lopes.
(Por Rita Seda) Dia desses, pela Internet, recebi fotos e frases de Portugal, com a…
Santa Rita do Sapucaí possui diversas personalidades que carregam uma grande importância ao município. É…
(Por Salatiel Correia) Ele se fez engenheiro na mais conceituada escola de engenharia do Brasil:…
O Sapucaí Em 1920, o rio Sapucaí tinha um leito muito maior do que aquele…
(Por Carlos Romero Carneiro) Santa Rita do Sapucaí é uma cidade que ainda mantém muitas…
Erasmo Cabral foi um produtor rural e capitalista que viveu em Santa Rita do Sapucaí…