Há alguns dias, recebemos um documento muito interessante, junto com uma correspondência enviada por João Luiz Lacerda, de Alfenas. Na carta, o remetente dizia que, na reorganização de fotos e impressos do Teatro Alfenense de Comédia, encontrou um documento sobre Santa Rita do Sapucaí, datado de 1954. Consciente da importância do dramaturgo santa-ritense, Waldir de Luna Carneiro, enviou uma correspondência para a nossa cidade, a fim de que o cartaz chegasse às mãos dos responsáveis por guardar o nosso patrimônio.

Festa do Estudante 1954

Com o título “Festa do Estudante 1954”, o cartão que chegou até nós é de um tradicional evento promovido pelo Grêmio XI de Agosto, do Instituto Moderno de Educação e Ensino e pela então Rainha dos Estudantes, Srta. Leila Capistrano Franqueira. Em benefício do “Caixa do Estudante Pobre”, o objetivo da festividade anual era angariar recursos para financiar os estudos de alunos carentes.

A data das festividades aconteceu entre os dias 20 e 22 de maio. Na primeira noite, foi apresentada uma peça no “Cine Santarritense” do conterrâneo Waldir de Luna Carneiro, hoje conhecido como o Shakespeare da Mantiqueira, intitulada “Alguém em minha vida”. Na segunda noite, uma nova peça, do mesmo autor, intitulada “Em cada coração um pé-de-briga”. No dia 22 de maio, às 14 horas, foram realizadas duas partidas de Vôlei (masculino e feminino), na quadra do Clube Santarritense, com jogadores de nossa cidade contra um time de Ouro Fino.

O grande momento das comemorações aconteceu nos salões do IMEE, com um baile de encerramento da “Festa do Estudante” e apuração dos votos para a eleição da “Miss Santarritense 1954”. Entre as candidatas estavam: Cibele Brandão, Maria Aparecida Monti Ribeiro, Maria da Glória Vilela, Nelma Patta e Zenaide Cardoso. Nós não tivemos conhecimento de quem venceu a disputa. Se alguém souber, agradecemos pela informação!

takefive

Recent Posts

Valor: Tecnologia é apenas um meio para melhorar a vida das pessoas, diz prefeito

Por Carmen Nery— Para o Valor, de São Paulo Wander Wilson Chaves, prefeito de Santa Rita…

9 horas ago

Uma revista de fofoca do século passado, fala sobre Delfim Moreira

Um texto encontrado no Museu Histórico Delfim Moreira e sem data de publicação, narra uma…

17 horas ago

Será que um desses jovens deu nome à rua da sua casa? Descubra aqui…

(Por Carlos Romero Carneiro) Encostados à cerca que protegia a praça Marechal Deodoro (atual Praça…

3 dias ago

As velhas festas juninas da pracinha da Rua da Pedra

(Carlos Romero Carneiro) Desembarquei em uma noite fria. Último dia de outono. Vinte de junho…

4 dias ago

Herança do povo de Minas Gerais (Por Cyro de Luna Dias)

A distância dos centros populosos, a aspereza das serranias e a dificuldade dos transportes, criaram…

4 dias ago

Quando um fundador de nosso povoado se encontrou com Duque de Caixas

Consta no acervo do Museu Histórico Delfim Moreira um baú de viagem que pertenceu ao…

4 dias ago