Gente

Há 112 anos, o futebol chegava a Santa Rita

(Publicado no Correio do Sul, em 28 de abril de 1963)

O futebol também tem a sua história! Nasceu quando o Ribeirão do Mosquito ainda serpenteava por entre as ruas do Ginásio e 13 de maio e vinha despejar as suas águas no Rio Sapucaí, mais ou menos, onde hoje está localizado o bueiro dos fundos do Fórum.

Sabemos que, quando o professor João Batista de Camargo veio para Santa Rita, em 1913, para organizar o IMEE (Instituto Moderno de Educação e Ensino), trouxera os pensionistas de sua casa, em Alfenas, onde dirigiu o Grupo Escolar Cel. José Bento. Entre os rapazes, Antônio Astolfo Vilela, Augusto Xavier, José Gabriel do Ó, José Ibrahim de Carvalho, os irmãos Caio, Elias e Gabriel Monteiro da Silva, Edmundo, Edson e Paulo do Prado Moreira, seu filho Silvio de Camargo (que mais tarde seria Almirante) e uma menina chamada Juvencina Cunha.

Este grupo de alunos criou o primeiro núcleo de internos do IMEE, hospedando-se, provisoriamente, na casa do senhor Paula Souza, onde hoje está localizado o cinema e que era ligada à casa do senhor Chico Balbino. Mudaram-se, depois, para um chalé do senhor Nilo Silva e, mais tarde, para a casa do Chaves.
Naquele tempo, também existiu, entre o Ribeirão do Mosquito e a Lagoa do Bicho (ETE FMC) um pequeno pasto de grama rasteira, onde os rapazes improvisaram o seu primeiro campo, com gol feito de bambu.

O Sílvio, único santa-ritense do grupo, munindo-se de um livro com as regras do futebol, orientava aos demais sobre os lances e faltas, a fim de torná-los bons jogadores. Era parte de um exercício disciplinado para aquecer os seus corpos do frio de Santa Rita.

Como não tinham número suficiente para a formação das equipes, dividiam-se em uma meia dúzia de cada lado. Mais tarde, juntaram-se a eles Antônio de Cássia, Odilon Ribeiro e outros.
O esporte, desconhecido em nossa cidade, tomou conta da rapaziada e foram aparecendo os verdadeiros craques.

Ninguém diz que o senhor José Ribeiro Carneiro, o célebre Mugango, foi o melhor “center-half” que pisou no sul de Minas. Como também José Carneiro Ribeiro (Capituba), Alfredo Tavares (Arrepiado), José Palma Ribeiro (Palminha), João Ribeiro Carvalho (Carvalho), Rodolfo Adami (Rodolfinho), José Pinto Ribeiro (Pintão), Luiz Carneiro Pinto (Dedão), João Feitor, José Arlindo Ribeiro, Alfredo Ribeiro Carneiro, José Ribeiro da Silva e muitos outros empolgaram a torcida com lances espetaculares.

Admin

Recent Posts

Conheça Márcio Fogolin: o Mestre

Márcio é paulista de nascimento, mas costuma dizer, com orgulho, que se naturalizou santa-ritense. Nascido…

9 horas ago

Os primeiros 10 anos da escola de eletrônica, em Santa Rita do Sapucaí

Entre os anos de 1960 e 1970, a Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da…

9 horas ago

Cidade se alegra com primeiro Irmão Redentorista

(Por Adjair Franco Ribeiro) Irmão Orlando Augusto Silva Cassiano nasceu no dia 10 de março…

9 horas ago

Documento revela que Papa Pio XI concedeu bênção de morte a santa-ritense

O Museu Histórico Delfim Moreira acaba de receber de Vera Lúcia de Valim Andrade um…

1 dia ago

O que mudou no Hacktown, após 9 anos?

(Por Erasmo Kringlein) Era 2016 e não sei bem quem teve a ideia. Talvez tenha…

1 dia ago

Janilton Prado conta como foi a atuação da Prefeitura durante o período de Hacktown

Secretário de cultura, esportes, lazer e turismo comenta sobre a atuação da prefeitura, durante o…

1 dia ago