Pouco tempo antes de abraçar a vida pública, Delfim Moreira escreveu uma carta para o seu tio e padrinho, o Cel. Joaquim Inácio Ribeiro, pedindo a mão de Francisca, prima de primeiro grau do futuro presidente, em casamento. A história das duas famílias já havia se entrelaçado quando o seu pai, Antônio Moreira da Costa, casou-se com a irmã de Joaquim Inácio. Anos depois, seria a vez de Sinhá Moreira se casar com Tonico, também neto de Joaquim Inácio. Conheça uma correspondência escrita por Delfim Moreira da Costa e que encontra-se sob guarda do Museu em que relata este importante pedido de união.
“Meu padrinho,
(Pedra Redonda, 10 de fevereiro de 1890). Reservado. Faço votos mui sinceros pelo bem-estar de Vmce, da madrinha e filhos. Trato, nesta carta, de uma questão de suma importância, cuja resolução requer muita circunspecção e sisudez da parte daqueles que são os mais interessados. Quanto a mim, tenho pensado e resolvido pedir em casamento a minha prima Chiquinha, sua estimada e simpática filha. Não é de hoje que eu alimento em meu espírito essas pretensões. Elas datam de 3 ou 4 anos atrás. Não é preciso que eu entre em considerações tendentes a justificar o meu pedido, nem tampouco que eu faça uma resenha dos meus dotes morais. Julgo também desnecessário expor o que eu pretendo, futuramente. Só posso dizer que hei de dedicar-me à carreira que mais vantagens me oferecer e para a qual eu tiver aptidão. Quanto ao tempo de realização do que ora peço, está claro que há de ser depois da conclusão da minha carreira, na época que Vmce determinar. Certo de que trato de um negócio naturalíssimo, espero que Vmce esteja pronto em responder-me. Nem deve Vmce se incomodar com a minha pressa, pois trato de prevenir para que, mais tarde, o meu passo não seja embargado por outro que tenha as mesmas pretensões, o que muito me contrariaria. Não quero, mais tarde, acusar-me de imprevidente e incauto. Qualquer que seja a resolução que daí vir, eu me conformarei com ela.
Peço desculpas pela minha ousadia e subscrevo-me com alta amizade e estima, com que sou de Vmce, afilhado e amigo afetuoso.
Delfim Moreira.
(Peço que guarde completa reserva, qualquer que seja o resultado deste meu pedido)”
(Por Carlos Romero Carneiro) Enquanto buscávamos informações sobre a trajetória de escultores e artistas em…
(Por Carlos Romero Carneiro) Uma das obras mais representativas de Santa Rita do Sapucaí é…
Relendo o Almanaque Cultural Santa-ritense 2, deparei-me com uma foto, na página 79, que levou-me…
(Por Carlos Romero Carneiro) Eu jamais me esqueci da primeira vez em que tomei contato…
(Carlos Romero Carneiro) Santa Rita do Sapucaí possui um brasão muito bonito e que estampa…
(Lavinya Ribeiro) Assim como muitos produtos da nossa cultura, os cartuchos de doces também foram…