(Por Carlos Romero Carneiro)
Neste mês, empreendemos uma busca por desvendar quem são os escultores dos principais monumentos de Santa Rita do Sapucaí e tivemos uma surpresa ao buscarmos informações sobre o autor dos monumentos em homenagem a Francisco Moreira da Costa (Praça Santa Rita) e de Sinhá Moreira (Praça da ETE e também do Museu). Ambos foram assinados por HPeçanha.
Ao buscarmos informações sobre o artista que assinava com este nome, soubemos que se tratava de Honório Peçanha, conhecido por ser autor da estátua do ex-presidente Juscelino Kubitschek para o Memorial JK de Brasília.
Existem, em Santa Rita do Sapucaí, diversos monumentos produzidos por Honório Peçanha. O maior deles, está localizado à Praça Santa Rita, formado por uma estátua do Cel. Francisco Moreira da Costa, em tamanho natural, sobre um enorme pedestal de mármore. Há também duas réplicas em tamanho reduzido desta mesma obra, hoje em exposição no Museu Histórico Delfim Moreira, sendo que – uma delas – ficava originalmente exposta na entrada da primeira unidade do Banco Nacional do país, aqui mesmo em Santa Rita do Sapucaí.
Os bustos de Sinhá Moreira, sendo um instalado em frente à ETE FMC e tendo uma cópia dentro da escola em dimensões iguais; uma cópia reduzida (doada pela família Bilac Pinto ao Museu Histórico Delfim Moreira) e outra de posse da família de Francisco Moreira da Costa Neto, também são assinadas pelo mesmo escultor. Há, ainda, um busto de Francisco Moreira, no jardim interno da Escola de Eletrônica, também assinado por ele.
Tendo notícia de, pelo menos, oito monumentos deste artista espalhados pela cidade, veio a pergunta: quem foi Honório Peçanha? Ele teria sido um artista de renome no cenário nacional?
Honório Peçanha
Nascido em Cantagalo, em 23 de fevereiro de 1903, Honório Peçanha foi um escultor brasileiro conhecido por ser autor da estátua do ex-presidente Juscelino Kubitschek para o Memorial JK de Brasília.
Ao longo de sua carreira, realizou várias esculturas para a prefeitura de Niterói, como a do almirante Ary Parreiras, em 1946; Rui Barbosa, em 1949; do bispo Dom José Pereira Alves, no mesmo ano; do ex-presidente Nilo Peçanha, em 1967 e de Euclides da Cunha. Em 1985, esculpiu a estátua do ex-presidente Juscelino Kubitschek para o Memorial JK com o presidente acenando para a cidade de Brasília. Com a sua escultura “Os Retirantes” obteve o Prêmio Viagem ao Exterior no Salão Nacional de Belas Artes, em 1935. Também é autor do busto confeccionado em bronze do ex-governador Celso Peçanha, localizado na entrada do Hospital Regional Darcy Vargas, no município de Rio Bonito. Faleceu em 1992, em Niterói.
(Por Cyro de Luna Dias) Em Pedralva, viveu um homem chamado Antônio Machado de Abreu,…
(Por Luiz Fernando da Silva) Houve um tempo em que o Sul de Minas rivalizava…
Estudos demonstram que a obesidade foi responsável por 12.6% das mortes no Brasil em 2020.…
(Por Carlos Romero Carneiro) O carnaval sempre esteve entranhado no meu DNA e a paixão…
(Por Jurandy Cabral) Houve uma época em que a sociedade se dividiu em dois clubes,…
(Por Bruno Bittencourt) Uma matéria publicada pela revista Placar, em 15 de junho de 1987,…