Guia Comercial

Pedro Falsarella conta a receita do sucesso da Chapa Haus

Pedro Falsarella, o talento por trás do Chapa Haus, é ainda muito jovem, mas possui uma visão precisa do seu negócio e sabe muito bem aonde quer chegar. Prova disso é o sucesso da hamburgueria que completa o primeiro ano de atividades com um sucesso espantoso. Conheça um pouco a sua trajetória e saiba como este sonho saiu do papel.

Ainda no ensino médio, Pedro já se interessava por bolos, tortas e doces, mas sua paixão sempre foi por lanches. “Naquela época, passei a preparar alguns pratos e gostava muito do resultado.” Apaixonado por hambúrgueres do McDonalds, das hamburguerias e dos lanchões da Cidade, criava receitas para dividir com a família e com os amigos.

Mesmo apaixonado por cozinha, a gastronomia não foi sua primeira opção ao definir uma profissão. Como as faculdades eram muito distantes de Santa Rita, optou por cursar o Inatel, onde permaneceu dois anos matriculado no curso de Engenharia de Controle e Automação. Mas foi também nesse período que percebeu que sua praia era outra e soube que havia sido criada uma faculdade de Gastronomia em Pouso Alegre. Não pensou duas vezes: desistiu da carreira tecnológica para entrar de cabeça na sua verdadeira vocação.
“A faculdade de Gastronomia apresentou diversas possibilidades dentro da minha profissão. Nós aprendemos muito sobre os alimentos, processos, receitas e padrões, ferramentas essenciais para o meu desenvolvimento. Muitas das técnicas que utilizo hoje tomei conhecimento neste curso que ajudou a mudar a minha vida.” Na Faculdade, Pedro teve a certeza de que o estilo de comida que mais amava eram os alimentos “comidos com a mão”. Especialidade típica das “comidas de rua”, da qual sempre gostou e que abriria uma gama de possibilidades dentro de sua profissão.

Ao explorar todo o potencial de sua predileção, Pedro percebeu que poderia criar uma fonte de renda através do preparo do alimento que mais amava comer. Dali em diante, visitou eventos gastronômicos cujo foco eram os hambúrgueres, experimentou diversas receitas e teve o “start” de criar a sua própria marca. De forma natural, começou a preparar diversas receitas em casa para os amigos, até que foi convidado a participar do evento Sabores do Vale, ocorrido durante o HackTown em 2018. Ao colocar seu trabalho à prova, aquele evento desvendou um universo de possibilidades para o rapaz que descobriu – de uma vez por todas – qual seria o seu futuro dali em diante.

Com o sucesso espantoso de suas receitas, obtido enquanto conquistava uma experiência fora do comum, o rapaz havia traçado uma nova perspectiva: “Eu nunca havia participado de evento algum, não tinha equipamentos e aprendi a distância que existe entre as aulas e a gastronomia na vida real. Eu estava acostumado a servir amigos em casa e, de repente, me vi em um evento gigante, com vários clientes e desafios. Foi um aprendizado enorme!” Em apenas dois dias de HackTown, Pedro chegou a vender mais de 1000 hambúrgueres e percebeu que estava diante da possibilidade de viver daquilo que mais amava.

Em busca de novas referências, Pedro viajou para São Paulo, assim que terminou a faculdade. Também buscou nos cursos online, conhecer técnicas e referências em criação de hamburguer, aplicadas pelos chefs mais renomados do mundo. Quem saiu ganhou foram, novamente, os amigos escalados para degustar suas novas fórmulas.

Quando foi novamente convidado a participar com uma barraca na Festa de Santa Rita, aproveitou a oportunidade para testar um novo estilo e obteve, mais uma vez, um enorme sucesso em vendas. Ali surgiu, de uma vez por todas, a essência do que viria a ser a Chapa Haus: uma hamburgueria super original que utiliza a técnica Smash, em que os hambúrgueres são prensados na hora, tornando-se mais fininhos, sempre bem passados e crocantes. “Tais hambúrgueres já estavam em alta há algum tempo em São Paulo, mas não eram oferecidos na cidade. Este foi o meu primeiro grande diferencial de negócio!”

Quando montaram a estrutura, iniciaram as atividades, ainda sem nome, oferecendo os produtos num espaço aconchegante e diferenciado. Até então, apenas seus privilegiados amigos frequentavam o estabelecimento que se preparava para ganhar o mercado. O que viria depois, todo mundo sabe: tornou-se um empreendimento de enorme sucesso que, através de um cardápio enxuto, traz sempre alguma novidade que entra no cardápio, caso seja bem recebido pelo público.

“O grande segredo do Chapa Haus é uma combinação de fatores: produtos de excelente qualidade, carne fresca moída no dia, pães fresquinhos, zelo em todas as etapas do preparo, e a busca constante de um atendimento perfeito, desde o momento em que é feito o pedido até a entrega. Eu sou obcecado por padrão! A experiência deve ser sempre a mesma ou, no mínimo, melhor!”

Até o início da pandemia, Chapa Haus não oferecia serviço de delivery, ja que a casa estava sempre cheia. “Havia fila para consumir nossos produtos, não tínhamos espaço e equipe para comportar um delivery. Com a quarentena tivemos que repensar a operação para que a experiência mantivesse o nível de qualidade de produtos e das entregas. Aprendemos muito neste período. Quando retornarmos ao atendimento presencial, deveremos continuar nos dois modelos.”

Pedro finalizou lembrando que o Chapa Haus é uma familia, onde todos os colaboradores são essenciais para o sucesso existente. Mais um segredo desta marca que tem tudo para ultrapassar as montanhas do Vale da Eletrônica. Sua fama saiu na frente.

Chapa Haus no Instagram

takefive

Share
Published by
takefive

Recent Posts

Quando tentaram fatiar Minas Gerais para criar um estado sul-mineiro

Por Carlos Romero Carneiro Várias tentativas foram feitas para desmembrar Minas Gerais para a criação…

9 horas ago

Os construtores de Santa Rita do Sapucaí

(Por Cyro de Luna Dias) Na minha casa, no início do século XX, vi Tonico…

9 horas ago

Grupo de teatro carioca fará duas apresentações, neste final de semana

Sempre envolvido com a cultura e com as artes, Milton Marques trará para Santa Rita…

1 dia ago

O santa-ritense que se transformou em fenômeno das redes sociais

O nome José Henrique Longuinho não é tão conhecido quanto ‘Zé Longuinho’, que ganhou a…

3 dias ago

Trabalhadores do café em Santa Rita do Sapucaí

(Por Elísio Rosa) Antigamente, em Santa Rita, a produção de café era realizada, praticamente, pelas…

3 dias ago

Coisas de cozinheiras

Por Rita Seda Visita de filha é assim: chega com o esposo e a mãe…

6 dias ago