Categories: Adjair FrancoColunas

Para a querida, Mirtes Pivoto

(Por Adjair Franco – Dija)

Filha do senhor Antônio Pivoto Filho e de Dona Rodolfina Zordan, Mirtes Pivoto nasceu no dia 3 de agosto de 1938. De família italiana, entre tantos imigrantes que erradicaram no Brasil, Mirtes sempre foi muito esforçada, dedicada e já manifestava o desejo de seguir os passos de sua mãe, uma reconhecida professora de nossa cidade.

Dona Rodolfina dava aulas em sua casa, no bairro do Açude. Era uma residência com sala ampla, especialmente construída para que a esposa do senhor Antônio Pivoto pudesse lecionar. Diariamente, várias crianças do bairro iam até sua casa e eram alfabetizada pela afamada mestra.

Mirtes criou amor pela profissão vendo o trabalho de sua mãe e, para se preparar, se matriculou no Colégio das Doroteias, na vizinha Pouso Alegre. Lá, ela se formou no magistério e retornou para Santa Rita do Sapucaí, onde deu aulas por quatro anos, no bairro São José da Cruz das Caveiras. Atualmente, tal escola leva o nome de “Rodolfina Zordan”, em homenagem à sua mãe que tão bons serviços prestou à educação da cidade.

Quando retornou a Santa Rita, Mirtes foi trabalhar na sede do Santa Rita Country Clube, onde permaneceu por 37 anos. Sempre muito competente em sua administração, deixou um imenso legado de firmeza e de honestidade.

Muito querida por todos, Mirtes também integrou a primeira turma de Administração de Empresas da FAI. Sempre arrojada, ficou conhecida por ser uma das únicas mulheres a dirigir automóveis naquela época.

Vivendo em uma família de 16 irmãos, quando os pais faltaram, coube a ela cuidar de tudo. Levava os irmãos ao médico, cuidava do que fosse necessário e sempre foi pau para toda obra, como dizem por aí.
Hoje aposentada, tem se convalescido em sua residência, após ter passado por seis cirurgias no fêmur. Muito religiosa, mantém a sua fé inabalável e acredita nos desígnios de Deus. Mesmo com todas as dificuldades, não deixa de sorrir e oferecer a sua alegria radiante e sempre muito cativante. Parabéns, Mirtes, por ser um grande exemplo de vida e pelas lições que você nos oferece todos os dias!

takefive

Recent Posts

A árvore no meio da rua

(Por Rita Seda) Dia desses, pela Internet, recebi fotos e frases de Portugal, com a…

3 horas ago

Dona Nega (Por Lavinya Ribeiro)

Santa Rita do Sapucaí possui diversas personalidades que carregam uma grande importância ao município. É…

3 horas ago

A cultura suplanta o apenas técnico

(Por Salatiel Correia) Ele se fez engenheiro na mais conceituada escola de engenharia do Brasil:…

4 horas ago

Trechos de um importante estudo sobre a bacia do Rio Sapucaí

O Sapucaí Em 1920, o rio Sapucaí tinha um leito muito maior do que aquele…

2 dias ago

Como eram os tempos de quaresma, nos anos 80

(Por Carlos Romero Carneiro) Santa Rita do Sapucaí é uma cidade que ainda mantém muitas…

2 dias ago

O drama vivido por Erasmo Cabral em Santa Rita do Sapucaí

Erasmo Cabral foi um produtor rural e capitalista que viveu em Santa Rita do Sapucaí…

3 dias ago