Colunas

Os deliciosos churros do senhor João (Por Patrícia Vigilato)

Dentre tantos conhecimentos culinários e modo de fazer da comunidade santa-ritense, temos os deliciosos churros recheados, bem imaterial inventariado e protegido como patrimônio cultural pelo município. Vale ressaltar, que o inventário é o instrumento de orientação às ações do poder público e das comunidades para a realização da política cultural local, bem como ações de preservação e educação patrimonial.

A produção de churros recheados foi iniciada na nossa terrinha há mais de 35 anos pelo Senhor João Antônio de Freitas, nascido em Cachoeira de Minas, no dia 04 de agosto de 1935. Casou-se com a Senhora Luzia, no dia 31 de outubro de 1964 e tiveram seis filhos: Sérgio, Cézar, Vanuza, Fábio, Wilson e André. A família reside em Santa Rita do Sapucaí desde meados da década de 1980, mesmo período em que Senhor João empreendeu a produção da tradicional iguaria, de origem incerta, mas que de acordo com a ficha de inventário da Secretaria de Cultura do Município, “em 1963 já marcava presença em solos brasileiros, tendo alcançado popularidade a partir de 1974”.

Já. em Santa Rita do Sapucaí. tudo começou quando o Senhor João esteve em São Gonçalo do Sapucaí comercializando sorvetes na festa da cidade. Ele conta que lá conversou com um rapaz morador do município de São João da Boa Vista, que lhe ofereceu uma máquina de produzir churros. Sem saber o que era esse doce, disse que não se interessava porque “não entendia nada daquilo”. Felizmente, o tal rapaz insistiu e deixou com ele o endereço, caso resolvesse investir em um novo produto.

Tempos depois, Senhor João precisou acompanhar a esposa a uma consulta médica em Águas da Prata, município vizinho à São João da Boa Vista e, diante da oportunidade, procurou pela pessoa que havia lhe oferecido a máquina e decidiu consolidar o negócio. Inicialmente, o doce não fez sucesso, mas com o passar do tempo e as adaptações do Senhor João na receita e no modo de fazer, os churros recheados passaram a agradar o paladar não só dos santa-ritenses, como dos moradores das cidades vizinhas. “São 85 anos de vida, muitas conquistas, vitórias e superações”, afirma André Freitas – filho caçula do Senhor João – que também conta que hoje quem dá continuidade ao legado do pai na produção e venda dos churros é seu irmão, Antônio Sergio Freitas, o primogênito da Família Freitas, que aprendeu a receita e o ofício com o pai.

Em 22 de outubro de 2020, foi instituído, em Santa Rita do Sapucaí, a partir da lei nº 5. 331/2020, o “Programa Municipal de Valorização da Iguaria Gastronômica Churros Recheados”, tendo como patrono o Senhor João Antônio de Freitas e também o Dia Municipal do Churros, a ser celebrado no dia 24 de maio de cada ano. Uma merecida homenagem ao gigante dos churros recheados em nossa cidade.

takefive

Recent Posts

Quando tentaram fatiar Minas Gerais para criar um estado sul-mineiro

Por Carlos Romero Carneiro Várias tentativas foram feitas para desmembrar Minas Gerais para a criação…

9 horas ago

Os construtores de Santa Rita do Sapucaí

(Por Cyro de Luna Dias) Na minha casa, no início do século XX, vi Tonico…

10 horas ago

Grupo de teatro carioca fará duas apresentações, neste final de semana

Sempre envolvido com a cultura e com as artes, Milton Marques trará para Santa Rita…

1 dia ago

O santa-ritense que se transformou em fenômeno das redes sociais

O nome José Henrique Longuinho não é tão conhecido quanto ‘Zé Longuinho’, que ganhou a…

3 dias ago

Trabalhadores do café em Santa Rita do Sapucaí

(Por Elísio Rosa) Antigamente, em Santa Rita, a produção de café era realizada, praticamente, pelas…

3 dias ago

Coisas de cozinheiras

Por Rita Seda Visita de filha é assim: chega com o esposo e a mãe…

6 dias ago