Os Beatles e a receita para conquistar o mundo

Quando John Lennon disse que os Beatles eram mais conhecidos do que Jesus causou um rebuliço tremendo mas, se pararmos pra pensar, hoje em dia, até numa cidade remota do interior mineiro como Santa Rita, os Beatles de Liverpool, Inglaterra, ainda são uma realidade viva e marcante. Ou seja: eles estão em todos os cantos do globo, vivinhos da Silva.

Nas noites de música da cidade, o som do quarteto é certeiro. Tem sempre alguém com uma camiseta, um boné. Em casa, todos os souvenir’s imagináveis: canecas, buttons, quadros, dispositivos eletrônicos, maletas, chinelos, moletons, cases, almofadas, até calcinha com a cara dos caras! Por que será que essa magia se faz tão presente, até hoje, pelo mundo todo?

É muito fácil apaixonar-se pelos Beatles. Seu estilo visual, com cabelos compridos, barba, roupas de cores fortes, anéis e a postura de palco, sem contar os arranjos e composições contestadoras e revolucionárias para a época. Tudo isso os transformou na primeira boy band do mundo.

Quando Começaram a cantar músicas com temas de amor, chegaram ao auge, mas depois de um encontro com Bob Dylan, quando Paul perguntou a ele: “O que você acha da nossa música?” A resposta veio em duas partes. “Gosto muito, mas as letras são fracas.” Aquilo foi a chave para a continuidade de tudo, pois começaram a se reinventar visualmente, comportamentalmente e ideologicamente, o que os levou a perceber como eram importantes para os jovens e como poderiam influenciar as forças governamentais! Começava, assim, a saga Beatlemaníaca pelo mundo.

Hoje, temos covers dos Beatles pelo mundo todo. Existe, inclusive, uma faculdade na Inglaterra que estuda a banda. McCartney acha ridícula a ideia, mas sente-se lisonjeado. São loucuras inexplicáveis. O baixista afirmou, porém, que ele não acredita que estudar música faz de uma pessoa um grande músico: “Pensar que você pode ir à faculdade e sair como Bob Dylan? Você não pode criar um Bob Dylan!”

Para completar, utilizaram-se de diversas ferramentas de marketing e do apelo popular para tornarem-se conhecidos e essa combinação foi tão inovadora quanto a música e o estilo. Com estes fatores, eles explodiram. Essa é a relação da magia que os tornou o grupo musical mais bem-sucedido da história da música popular.

(Juliano Ganso Souza)

Recent Posts

A menina do bairro da Piedade

(Por Carlos Romero Carneiro) Através desta caderneta datada de janeiro de 1929 e que estava…

7 dias ago

Os causos inenarráveis do saudoso amigo, Francisco Moreira da Costa Neto

Como foi aquela velha história do juiz, durante a lei seca? Em dia de eleição,…

7 dias ago

O mistério em torno do túmulo de uma criança morta há quase 100 anos

(Carlos Romero Carneiro) Um pequeno túmulo no corredor central, quadra de número 6, muitas vezes…

7 dias ago

Dito Cutuba e o causo do pó de mico

(Por Elísio Rosa) Moleque faz molecagem. Entre as múltiplas molecagens, cito aqui uma que trazia…

7 dias ago

Senhor, estamos perecendo

(Por Ivon Luiz Pinto) A Bíblia nos conta que Jesus dormia no barco durante uma…

7 dias ago

O menino que brincou de pique com São João Batista

(Por Rita Seda) Junho, sendo um mês tão frio para nós, é um mês de…

7 dias ago