O ex-aluno do Inatel que chefia equipe na NASA

Fonte: Gizmodo UOL

Cientistas e engenheiros de todo o mundo trabalham na agência espacial dos EUA. Isso inclui muitos brasileiros, com alguns deles estando na NASA há muito tempo e ocupando posições de destaque em setores cruciais.

Atualmente, os brasileiros trabalham em diferentes projetos da NASA, como o programa Artemis e a exploração em Marte. Mas o que todos – ou quase todos – têm em comum são: a brasilidade e o sonho de ser astronauta. Segundo o chefe das missões de Marte da NASA, Ramon de Paula, ser brasileiro o ajudou em sua função de solucionar problemas rapidamente, algo que nem todas as culturas possuem.

Luciano Camilo, saiu de Minas Gerais para desempenhar um papel importante na exploração espacial. Ele estudou em colégio agrícola e se formou em engenharia elétrica no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas. No Inatel, Luciano fez mestrado e doutorado, desenvolvendo pesquisas da área de engenharia de espectro. Além disso, era membro da delegação brasileira da ITU (União Internacional de Telecomunicações) e do Comitê Consultivo Permanente II da Comissão Interamericana de Telecomunicações (CITEL).

Quando Luciano tentou uma vaga para trabalhar na NASA, sua experiência facilitou a conseguir o cargo de engenheiro de telecomunicações no JPL. Atualmente, chefia a equipe de telecomunicação robótica do JPL, no Mission Control (Centro de Missões e Controle), que recebe comunicações de todas as agências espaciais. No Mission Control, Luciano trabalha nas tecnologias de IA e comando remoto para a missão Europa Clipper, que chegará à lua Europa, de Júpiter, no ano que vem. Além disso, chefia a equipe responsável por fornecer tecnologias de conectividade à missão Artemis. Os astronautas da missão Artemis 3 vão registrar imagens da Lua em 2026 utilizando câmeras nos trajes com 4G e Wi-Fi, adaptadas para o ambiente lunar.

Assim como as imagens da missão Apollo 11 influenciaram três dos brasileiros que trabalham na NASA, agora, um brasileiro pode influenciar milhões de crianças a buscar uma carreira na indústria espacial.

Admin

Recent Posts

Daltinho: o guardião dos portões e das memórias santa-ritenses

Em Santa Rita do Sapucaí, cidade onde — até pouco tempo — todo mundo se…

4 horas ago

Da chácara ao Mercado brasileiro: a velha Rota da manteiga santa-ritense

Em um exemplar preservado do jornal Correio do Sul, provavelmente datado do final da década…

4 horas ago

Museu Histórico promoverá evento musical em homenagem a Jovani Bill

No dia 9 de outubro, o coração cultural de Santa Rita do Sapucaí baterá mais…

4 horas ago

Santa Rita do Sapucaí são muitas

(Por Carlos Romero Carneiro) No poema “Os nomes”, Carlos Drummond de Andrade diz que “Minas…

1 dia ago

Das Guerras Napoleônicas ao Sul de Minas: a Saga do patriarca da família Rennó

De um ducado alemão a Santa Rita do Sapucaí, a história do médico militar que…

1 dia ago

Santa Rita do Sapucaí será contemplada com unidade da UAI

Santa Rita do Sapucaí acaba de dar mais um importante passo rumo à modernização e…

1 semana ago