O asilo em nossa cidade (Por Lavinya Ribeiro)

O Asilo de Santa Rita do Sapucaí surgiu com o objetivo de abrigar e auxiliar os idosos da comunidade que passavam por necessidades. Aos poucos, tudo foi sendo construído para que houvesse um local de acolhimento aos menos favorecidos ou de maior idade.

Tudo começou com algumas casinhas, depois uma igreja surgiu e, nessa época, os organizadores e os religiosos que tomavam conta de tudo, receberam ajuda de um mercadinho que oferecia alguns alimentos. Sempre teve bastante obras para chegar na estrutura que conhecemos hoje.

Quando era menor, eu sempre visitava o Asilo com a minha escola. Lembro-me que levávamos comida para fazer piquenique, fraldas para ajudar os idosos e alguns presentes. Fazíamos isso sempre na época de Páscoa. A escola definia uma meta de arrecadação de fraldas através de uma campanha e todos se dedicavam muito para concluí-la com sucesso. Durante esses passeios, as nossas professoras e as pessoas que nos guiavam lá dentro sempre explicavam sobre a importância de ajudar as pessoas que vivem no local e como elas ficam felizes com as visitas.

Também me lembro de ir a algumas festas do Asilo, com os meus pais. Era muito divertido e sempre tinham os famosos cartuchos e as deliciosas comidas típicas.

Ajudar o Asilo e outras instituições da nossa cidade, que estão sempre pensando no próximo, é muito importante. Muitas vezes, as pessoas conseguem ajudar e nem sabem da existência dessas instituições. Então, sempre que puder, ajude. A nossa cidade conta a história de quem somos e, deixarmos uma boa impressão, será sempre bem-vindo.

Recent Posts

Daltinho: o guardião dos portões e das memórias santa-ritenses

Em Santa Rita do Sapucaí, cidade onde — até pouco tempo — todo mundo se…

1 dia ago

Da chácara ao Mercado brasileiro: a velha Rota da manteiga santa-ritense

Em um exemplar preservado do jornal Correio do Sul, provavelmente datado do final da década…

1 dia ago

Museu Histórico promoverá evento musical em homenagem a Jovani Bill

No dia 9 de outubro, o coração cultural de Santa Rita do Sapucaí baterá mais…

1 dia ago

Santa Rita do Sapucaí são muitas

(Por Carlos Romero Carneiro) No poema “Os nomes”, Carlos Drummond de Andrade diz que “Minas…

2 dias ago

Das Guerras Napoleônicas ao Sul de Minas: a Saga do patriarca da família Rennó

De um ducado alemão a Santa Rita do Sapucaí, a história do médico militar que…

2 dias ago

Santa Rita do Sapucaí será contemplada com unidade da UAI

Santa Rita do Sapucaí acaba de dar mais um importante passo rumo à modernização e…

1 semana ago