Categories: Adjair FrancoColunas

Nosso amigo, Beto

Por Adjair Franco (Dija)

Roberto Machado Mendes de Barros, conhecido como Beto, nasceu em Aiuruoca (MG) e, ao completar dois anos, seus pais se mudaram para Vinhedo, no interior do estado de São Paulo. Naquela cidade, o seu pai viria a se tornar vereador e, depois, prefeito. Também iria adquirir uma fazenda no município de Cruzeiro, para onde se mudou. Beto e seus dois irmãos, Jair e Isabel, vieram para Santa Rita do Sapucaí, em 1974, onde cursaram o Inatel.

Roberto (Beto), como é conhecido, foi presidente do Diretório Acadêmico da instituição, em uma época muito difícil, já que vigorava no país o Regime Militar. Ele sempre demonstrou um carinho muito grande por nossa terra e aqui permaneceu, desde então. Casou-se com Letícia Junqueira e tiveram três filhas.
Empreendedor e dinâmico, Beto foi diretor da Cooperrita por quatro mandatos, sempre muito ativo na cultura do café. Na cooperativa, deixou a sua marca de competência.

Ainda com o seu dom para o empreendedorismo e seu espírito de liderança, assumiu a presidência do SICOOB CREDIVAS, abrindo diversas agências no sul de Minas.

Um das características mais marcantes de Beto é o seu vozeirão. Por muito tempo, fez parte do coral do Santuário da Paróquia de Santa Rita.

Nosso homenageado é de caráter firme, honestidade ímpar, seriedade e dinamismo em tudo o que faz. Tem grande apreço por nossa cidade, é bastante generoso e, no anonimato, faz muito pelo município, sem jamais esquecer a sua origem. Chama muito a atenção o seu jeito brincalhão. Seus amigos podem contar a melhor piada que todos riem, menos ele. E, se alguém pergunta por que ele não riu ou se ele não achou graça, sempre responde: “Essa eu já conhecia!”

Nos lugares por onde passa, sempre deixa a sua marca de amizade e de simplicidade. Grato, amigo, por ser um presente em nossas vidas!

takefive

Recent Posts

Quando tentaram fatiar Minas Gerais para criar um estado sul-mineiro

Por Carlos Romero Carneiro Várias tentativas foram feitas para desmembrar Minas Gerais para a criação…

5 horas ago

Os construtores de Santa Rita do Sapucaí

(Por Cyro de Luna Dias) Na minha casa, no início do século XX, vi Tonico…

5 horas ago

Grupo de teatro carioca fará duas apresentações, neste final de semana

Sempre envolvido com a cultura e com as artes, Milton Marques trará para Santa Rita…

1 dia ago

O santa-ritense que se transformou em fenômeno das redes sociais

O nome José Henrique Longuinho não é tão conhecido quanto ‘Zé Longuinho’, que ganhou a…

3 dias ago

Trabalhadores do café em Santa Rita do Sapucaí

(Por Elísio Rosa) Antigamente, em Santa Rita, a produção de café era realizada, praticamente, pelas…

3 dias ago

Coisas de cozinheiras

Por Rita Seda Visita de filha é assim: chega com o esposo e a mãe…

6 dias ago