Por Adjair Franco (Dija)
Roberto Machado Mendes de Barros, conhecido como Beto, nasceu em Aiuruoca (MG) e, ao completar dois anos, seus pais se mudaram para Vinhedo, no interior do estado de São Paulo. Naquela cidade, o seu pai viria a se tornar vereador e, depois, prefeito. Também iria adquirir uma fazenda no município de Cruzeiro, para onde se mudou. Beto e seus dois irmãos, Jair e Isabel, vieram para Santa Rita do Sapucaí, em 1974, onde cursaram o Inatel.
Roberto (Beto), como é conhecido, foi presidente do Diretório Acadêmico da instituição, em uma época muito difícil, já que vigorava no país o Regime Militar. Ele sempre demonstrou um carinho muito grande por nossa terra e aqui permaneceu, desde então. Casou-se com Letícia Junqueira e tiveram três filhas.
Empreendedor e dinâmico, Beto foi diretor da Cooperrita por quatro mandatos, sempre muito ativo na cultura do café. Na cooperativa, deixou a sua marca de competência.
Ainda com o seu dom para o empreendedorismo e seu espírito de liderança, assumiu a presidência do SICOOB CREDIVAS, abrindo diversas agências no sul de Minas.
Um das características mais marcantes de Beto é o seu vozeirão. Por muito tempo, fez parte do coral do Santuário da Paróquia de Santa Rita.
Nosso homenageado é de caráter firme, honestidade ímpar, seriedade e dinamismo em tudo o que faz. Tem grande apreço por nossa cidade, é bastante generoso e, no anonimato, faz muito pelo município, sem jamais esquecer a sua origem. Chama muito a atenção o seu jeito brincalhão. Seus amigos podem contar a melhor piada que todos riem, menos ele. E, se alguém pergunta por que ele não riu ou se ele não achou graça, sempre responde: “Essa eu já conhecia!”
Nos lugares por onde passa, sempre deixa a sua marca de amizade e de simplicidade. Grato, amigo, por ser um presente em nossas vidas!
Em Santa Rita do Sapucaí, cidade onde — até pouco tempo — todo mundo se…
Em um exemplar preservado do jornal Correio do Sul, provavelmente datado do final da década…
No dia 9 de outubro, o coração cultural de Santa Rita do Sapucaí baterá mais…
(Por Carlos Romero Carneiro) No poema “Os nomes”, Carlos Drummond de Andrade diz que “Minas…
De um ducado alemão a Santa Rita do Sapucaí, a história do médico militar que…
Santa Rita do Sapucaí acaba de dar mais um importante passo rumo à modernização e…