Trabalhador desde criança, Paulo Dionísio de Melo sempre foi muito dedicado e criativo em tudo o que fazia. Tio Paulo, como é conhecido, sempre foi presente e cuidadoso com os sobrinhos e filhos. Foi jogador de futebol e atuou no Fluminense de Santa Rita. Ele conta que foi colega do Sr. Ronaldo de Carvalho, no Colégio Sinhá Moreira. Também gosta de relatar fatos e lembranças das passagens que marcaram a sua vida. Certa vez, tio Paulo conseguiu montar uma fanfarra, com muitos membros que se apresentavam no dia 7 de setembro. Além de se apresentarem em Santa Rita, também viajavam para as cidades vizinhas.
Foi sacristão por muitos anos, na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia. Ocupou o lugar que havia sido do senhor Arthur, pai do doutor Arlete Telles Pereira, muito conhecido por aqui. Acompanhou toda a vida sacerdotal do saudoso Monsenhor José Carneiro. Muito religioso e dedicado à igreja, sentiu a necessidade de tocar órgão para animar as celebrações. Curioso e de ouvido apurado, foi aprendendo a tocar e se aperfeiçoando com o passar do tempo. Pelo dom da música, é reconhecido por todos. Participou de inúmeras missas em latim e viveu a transformação da igreja, no Concílio Vaticano II.
Dedicou-se muito no serviço laical da igreja. Especialmente no mês de maio, se ocupava de ensaiar as crianças que se vestiam de anjinhos para as coroações de nossa senhora, durante todo o mês.
Relembrando o coral da igreja, formado só por crianças, os ensaios era acompanhados por Ir. Flávia e nos apresentávamos aos domingos. Eu, com 7 anos, já participava com as amigas de quem me lembro: Alaíde Moreira, Denise Grillo, Robele Bueno, ngela Albino, dentre outras.
Com o tempo, tudo foi mudando. Vieram outros membros para compor o coro, mais adultos, que cantavam em missas, casamentos e bodas. Tio Paulo se aposentou e, mesmo depois, continuou a tocar órgão. Se antes tocava o harmônio, que é mais parecido com o piano, o padre Furusawa, vendo a sua dedicação e empenho, montou um pequeno órgão. Ele tocava em tocas as missas, desempenhando o seu dom com louvor.
Transcrevemos, abaixo, com algumas correções na língua portuguesa para melhor entendimento dos leitores, uma carta…
(Autoria desconhecida) Ontem, procurei Sinhá Moreira para entregar uma carta quem veio por meu intermédio.…
(Por Rita Seda) Dia desses, pela Internet, recebi fotos e frases de Portugal, com a…
Santa Rita do Sapucaí possui diversas personalidades que carregam uma grande importância ao município. É…
(Por Salatiel Correia) Ele se fez engenheiro na mais conceituada escola de engenharia do Brasil:…
O Sapucaí Em 1920, o rio Sapucaí tinha um leito muito maior do que aquele…