Secretário de cultura, esportes, lazer e turismo comenta sobre a atuação da prefeitura, durante o hacktown
Consciente da importância deste evento para o município, a Prefeitura Municipal prestou apoio à realização do HackTown. Tal incentivo contempla um convênio firmado entre o Sebrae, a Secretaria Municipal de “Cultura, Esportes, Lazer e Turismo” e a Secretaria Municipal de “Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico”. Tal iniciativa possibilita a participação do Sebrae durante o HackTown, utilizando alguns espaços voltados à implementação de ações para as microempresas e para a área cultural como um todo. Como exemplo, podemos citar a Casa “Cidade Criativa, Cidade Feliz” que foi um dos espaços onde a Prefeitura Municipal esteve mais presente. Nos dias de evento, o gabinete do Prefeito Municipal foi simbolicamente transferido para tal instalação para que pudéssemos estar mais perto da população. Em 2025, esta instalação aconteceu no espaço do CRAS e, com isso, o prefeito teve a oportunidade de atender às pessoas e resolver possíveis demandas, estando mais próximo do que acontecia durante o HackTown.
As ações realizadas dentro da Casa “Cidade Criativa” receberam apoio, também, do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural e do Conselho Municipal de Turismo. Ambos realizaram aporte financeiro para que fosse possível acontecer atividades dentro deste espaço. Não só a programação como toda a curadoria deste ambiente recebeu suporte através destas iniciativas.
É importante ressaltar que a prefeitura fez a cessão de praticamente todos os espaços públicos que serão utilizados durante o HackTown. Tais ambientes foram submetidos à avaliação da Secretaria de Cultura, onde produzimos os termos de utilização do espaço público, para que possam ser ocupados. A praça de eventos que construímos em frente ao Hotel Tadini, a avenida Sinhá Moreira, as pracinhas usadas para eventos do HackTown, o Ginásio Alcidão e a estrutura ao lado do Estádio Erasmo Cabral formam pontos em que a prefeitura faz a cessão de uso para as atividades.
É possível destacar, também, o apoio logístico e a mão de obra empregada neste período. Foi criado todo um aparato capaz de dar suporte ao aumento no volume de turistas e que envolve limpeza urbana e atuação da equipe da guarda municipal para orientar o trânsito e oferecer apoio em outras demandas, além das manutenções que foram realizadas com apoio da prefeitura. No caso de necessidade de ser instalado um ponto de eletricidade, por exemplo, o pessoal da prefeitura vai muitas vezes até o local e dá assistência neste sentido. O mesmo acontece quando há necessidade de acionar a equipe de obras que está sempre presente para dar apoio ao que estiver ao seu alcance. Neste sentido, o HackTown acabou se tornando um evento que, por sua grandeza e importância, lançou mão de diversos setores da prefeitura. Todos se envolveram, durante o processo, para adaptar os espaços e deixar os locais públicos prontos para o uso da população e dos milhares de visitantes que vêm à cidade neste período.
O setor de turismo, em especial, esteve envolvido através do “Fundo de Turismo” e, nos dias de evento, a Secretaria aplicou um questionário para avaliar a qualidade dos serviços prestados no período, com o objetivo de melhorar, cada vez mais, a participação do poder público. Avaliamos sempre o nosso desempenho em relação à limpeza dos espaços, ao acesso ao município, à impressão deixada aos visitantes, além de apreciar outros quesitos para que possamos estar sempre melhorando com o passar dos anos. Isso acontece com o HackTown, acontece também com outros eventos e é um instrumento muito importante para que possamos otimizar, cada vez mais, o nosso desempenho.
Márcio é paulista de nascimento, mas costuma dizer, com orgulho, que se naturalizou santa-ritense. Nascido…
Entre os anos de 1960 e 1970, a Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da…
(Por Adjair Franco Ribeiro) Irmão Orlando Augusto Silva Cassiano nasceu no dia 10 de março…
O Museu Histórico Delfim Moreira acaba de receber de Vera Lúcia de Valim Andrade um…
(Por Erasmo Kringlein) Era 2016 e não sei bem quem teve a ideia. Talvez tenha…
Santa Rita do Sapucaí viveu, entre os dias 30 de julho e 3 de agosto,…