Categories: Adjair FrancoColunas

O santa-ritense, Irmão Orlando

(Adjair Franco -Dija)

Irmão Orlando nasceu no dia 10 de março de 1997 em Santa Rita do Sapucaí, na mesma data do aniversário do seu pai. É filho único do casal, José Orlando Cassiano e Maria Aparecida Silva Cassiano, ambos muito católicos.

Irmão Orlando esteve sempre inserido na vida eclesial, envolvido nas pastorais e movimentos de sua comunidade, na paróquia local, desde muito novo, na companhia dos pais, tendo a igreja como “segunda casa”.

Conhecendo a Congregação dos Missionários Redentoristas, em sua infância, através dos meios de comunicação e, também, das visitas a Aparecida, nas romarias ao Santuário Nacional, foi criando amor pelo trabalho lá realizado.

O momento em que teve contato mais direto com a Missão Redentorista foi quando nossa cidade recebeu as Santas Missões Populares. Na época, ele tinha 14 anos.
Irmão Orlando também tinha muito interesse e dom para a música. E passou, aos nove anos, a dar seus primeiros passos no estudo musical. Primeiramente, com professores da cidade. Deu continuidade no Conservatório Estadual de Pouso Alegre.

Após um processo de discernimento vocacional, ingressou na Congregação do Santíssimo Redentor (Missionários Redentoristas).

No ano de 2016, em Sorocaba, no Seminário São Geraldo Magela, recebeu a sua formação inicial para a vida religiosa de Missionário.

Residiu, também, na cidade de Tietê, onde vivenciou a etapa do noviciado e, no dia 18 de janeiro de 2020, recebeu os votos religiosos, tornando-se – oficialmente – Irmão Missionário Redentorista.

Após receber os votos religiosos, foi exercer as suas atividades na capital paulista, onde também deu continuidade aos estudos acadêmicos, graduando-se em Comunicação, com Bacharelado em Jornalismo.

Atualmente, reside em Aparecida, onde atua como Diretor do Portal A-12 (Internet), responsável por toda a comunicação digital do Santuário Nacional de Aparecida e da Rede Aparecida de Comunicação. Também participa do trabalho pastoral no Santuário e se prepara para, posteriormente, emitir os votos perpétuos na Congregação Redentorista.

Irmão Orlando é uma simplicidade e possui um caráter admirável. Em suas entrevistas com o Irmão Viveiro, vemos a seriedade com que conduz a sua história de vida.

Nossa cidade se orgulha de você, Irmão Orlando! Pela sua vocação e ministério, abrilhantando os comentários sobre nossa cidade na TV e participando de grandes encontros e eventos.
Parabéns, Irmão Orlando! Que Nossa Senhora, Mãe Aparecida, o cubra com o seu Manto Sagrado!

takefive

Recent Posts

Quando tentaram fatiar Minas Gerais para criar um estado sul-mineiro

Por Carlos Romero Carneiro Várias tentativas foram feitas para desmembrar Minas Gerais para a criação…

4 horas ago

Os construtores de Santa Rita do Sapucaí

(Por Cyro de Luna Dias) Na minha casa, no início do século XX, vi Tonico…

4 horas ago

Grupo de teatro carioca fará duas apresentações, neste final de semana

Sempre envolvido com a cultura e com as artes, Milton Marques trará para Santa Rita…

1 dia ago

O santa-ritense que se transformou em fenômeno das redes sociais

O nome José Henrique Longuinho não é tão conhecido quanto ‘Zé Longuinho’, que ganhou a…

3 dias ago

Trabalhadores do café em Santa Rita do Sapucaí

(Por Elísio Rosa) Antigamente, em Santa Rita, a produção de café era realizada, praticamente, pelas…

3 dias ago

Coisas de cozinheiras

Por Rita Seda Visita de filha é assim: chega com o esposo e a mãe…

6 dias ago