Categories: Curiosidades

Incríveis previsões para 2019

Este texto, publicado originalmente em 1969 por um guru que assinava “MV”, contém diversas previsões para Santa Rita do Sapucaí, em 2019. O interessante é que, em muitas delas, ele acabou acertando. Confira como um de nossos habitantes imaginava o futuro da cidade, na segunda metade do século XX.

Engenharia solar

No futuro, a nossa agricultura será toda mecanizada e a produção será altíssima. No setor de ensino, não teremos mais analfabetos e seremos um grande centro de ensino eletrônico, formando, neste ramo, os melhores engenheiros e técnicos do país. Além destes, nós formaremos engenheiros de energia atômica e solar. Na parte de agronomia, também teremos engenheiros, assim como técnicos em eletrônica e em Veterinária. Na Administração de Empresas teremos grandes especialistas. Teremos o sistema de ensino primário e secundário gratuito para todos. Por testes, será mostrado a cada um o ramo que deverá seguir.

Um obelisco no Estádio

Santa Rita será 6 vezes maior. Aqui cabe uma pergunta: prefeito e futuros prefeitos, onde está o Plano Urbanístico da Cidade? O centro da cidade será deslocado alguns me-tros do atual. O estádio Erasmo Cabral será o ponto equidistante de todos os extremos da cidade. Creio que teremos desenvolvimento em todos os sentidos, mas as partes que se desenvolverão mais serão: até a fazenda do Sr. Huet Moreira, a várzea do Sr. Francisco Moreira e a várzea do sr. Benedito Rennó.

A metrópole

A população do Brasil será de mais de 200 milhões de habitantes. Santa Rita, hoje com 26 mil habitantes, em 2019 contará com 80 mil, sendo que 10% morarão fora da cidade e 72 mil pessoas morarão no perímetro urbano.

As viagens em 2019

Estamos no centro do triângulo – Rio – São Paulo – Belo Horizonte. Daqui a São Paulo gastamos de automóvel, mais ou menos, 3 horas. Em 2019, teremos uma auto-estrada bem melhor do que as que existem hoje nos Estados Unidos (pois a técnicas estarão bem mais avançadas). Por isso levaremos, no máximo, uma hora e meia até lá. Pelo mesmo motivo, para viajarmos ao Rio ou a BH, gastaremos 3 horas.

O futuro da habitação

Contamos com, aproximadamente, 3.000 casas, dando uma média de 9 habitantes por cada residência. Em 2019, teremos 18.000 moradias, passando a ser 4 pessoas por cada casa. Isto se deverá dar porque o governo tentará resolver de qualquer maneira este problema, através do BNH.

As 8 pontes sobre o rio Sapucaí

Não teremos o problema de pontes, pois, em 2019, contaremos com 8 pontes na cidade e o rio já estará retificado, sem correr o risco de enchentes.

O polo industrial

Na parte industrial, teremos indústrias de plástico, materiais eletrônicos para computadores, de leite em pó, café solúvel, roupas, calçados e de sucos de frutas. A Cooperativa do Leite, com o mesmo número de associados, produzirá dez vezes mais. Seremos associados a uma grande Cooperativa Agrícola, que comprará toda a nossa produção de arroz, milho, frutas, etc. Não dependeremos mais do Café. Devido à grande mão de obra necessária, poucos produzirão. Em 2019, a África terá a hegemonia do café.

A economia

Em 2019, o salário mínimo será NCr$ 1.000,00 (hum mil cruzeiros novos) de hoje. Atualmente, Santa Rita conta com 500 veículos registrados. Até lá, contaremos com 10.000 em circulação.
A ferrovia

As ferrovias serão todas eletrificadas e as cargas serão remetidas por elas. Os caminhões serão utilizados apenas nas distâncias curtas e para entrega em domicílio.

Rodovias

A nova Rodovia São Paulo / Belo Horizonte passará mais perto de Santa Rita e contará com duas pistas cada uma, com 4 rolamentos. A atual, que liga a Dutra à Fernão Dias e que também vai a Poços – terá 2 pistas, com dois rolamentos. De Santa Rita à via Dutra se gastará apenas uma hora.

A televisão será colorida

Teremos todos os canais de televisão ocupados. Teremos uma estação de TV no Sul de Minas. Cinemas serão quatro ou cinco. A TV será colorida e assistiremos a programas da Europa, Ásia, África e, logicamente, de toda a América.

O futuro da saúde

Teremos um hospital 10 vezes maior.

takefive

Share
Published by
takefive

Recent Posts

Quando tentaram fatiar Minas Gerais para criar um estado sul-mineiro

Por Carlos Romero Carneiro Várias tentativas foram feitas para desmembrar Minas Gerais para a criação…

17 horas ago

Os construtores de Santa Rita do Sapucaí

(Por Cyro de Luna Dias) Na minha casa, no início do século XX, vi Tonico…

17 horas ago

Grupo de teatro carioca fará duas apresentações, neste final de semana

Sempre envolvido com a cultura e com as artes, Milton Marques trará para Santa Rita…

2 dias ago

O santa-ritense que se transformou em fenômeno das redes sociais

O nome José Henrique Longuinho não é tão conhecido quanto ‘Zé Longuinho’, que ganhou a…

4 dias ago

Trabalhadores do café em Santa Rita do Sapucaí

(Por Elísio Rosa) Antigamente, em Santa Rita, a produção de café era realizada, praticamente, pelas…

4 dias ago

Coisas de cozinheiras

Por Rita Seda Visita de filha é assim: chega com o esposo e a mãe…

7 dias ago