Praça Santa Rita no dia 7 de setembro de 1929. Note que uma bandeira está sendo hasteada no Fórum.
A distância dos centros populosos, a aspereza das serranias e a dificuldade dos transportes, criaram um povo livre que esconde a sua altivez sob aparência humilde e submissa. Na Montanha nasceu a ideia da independência e a vontade de voar: Felipe dos Santos e Santos Dumont, filhos da mesma cordilheira, separados por dois séculos. Joaquim José da Silva Xavier, arauto dos seus sonhos, galopou por altas trilhas entre povoados aninhados no vale, pregando a criação de uma pátria para os brasileiros. No sagrado vale do Sapucaí, Bárbara Heliodora, descalça, cabelos soltos ao vento e vestes dilaceradas, vagava chamando os nomes dos mortos e dos exilados. Senhora de muitas montanhas, tudo lhe foi espoliado, mas a ânsia de liberdade que a enlouqueceu, é herança do povo de Minas Gerais. Uma gente calada, trabalhadora, cristã, unida na dor e na alegria, pronta para ajudar e socorrer nas horas de angústia. A solidariedade nascida do isolamento é quase fraternal.
Antônio de Cássia negociava com a fatura da mercadoria em cima do balcão. O seu lucro era vinte por cento sobre o custo dos objetos e os fregueses compravam para pagar no fim do ano, ou quando vendessem as suas colheitas. Naquele tempo, não se falava em juros, exceto nos bancos ou nos agiotas. A civilização católica sempre repudiou a possibilidade do “dinheiro parir dinheiro”, pois a moeda representa o fruto do trabalho. Acusam aos judeus a invenção dos juros, que os teriam criado na Idade Média, mas a incriminação é injusta. Os grandes santuários gregos, como o Templo de Delos, exerciam a função de bancos e cobravam dez por cento de juros, três mil anos antes.
Leopoldo de Luna contava que, durante a primeira guerra mundial, devido ao aumento do seguro dos riscos de guerra, as firmas inglesas subiram o custo das enxadas “duas caras” e arados “Oliver”, mas avisaram antes da alta, explicando os motivos. Papai tinha um depósito no porão de sua casa com muitas caixas de enxadas e pontas de arados. Avisou aos fregueses que, terminando o estoque, haveria alta nos preços e continuou vendendo pelos preços antigos, sabendo que a renovação do material lhe custaria vinte e cinco por cento. Cássia negociava assim pois sabia que teria que prestar contas a Deus pelos seus atos e, principalmente, pelos seus lucros.
A Terra tem 4,5 bilhões de anos e, nesse período, sofreu algumas transformações. Hoje, reconhecemos…
No dia 1º de janeiro de 1919, uma Assembleia Geral promovida pela Santa Casa “Hospital…
(Por Salatiel Soares Correia) A cena não poderia ser mais imprevisível: a esposa de um…
Um estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e divulgado nesta…
A grande maioria das fotos históricas produzidas na primeira metade do Século XX, em Santa…
(Texto produzido por Alfredo Marques de Azevedo em 1926) A origem À margem direita do…