Categories: Notícias

Finais do start_Engenharia reúne jovens talentos no Inatel

Nos dias 17 e 18 de outubro, aconteceram as finais do start_Engenharia, uma iniciativa do núcleo start_Inatel voltada para alunos do Ensino Médio. O projeto, que ao longo do ano leva aos estudantes uma introdução prática às engenharias oferecidas pelo Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, proporciona uma experiência imersiva com foco em despertar o interesse pela área. Durante o período, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o campus do Instituto, receber capacitações e participar de diversas atividades, culminando na competição final.

Neste ano, mais de 700 alunos participaram das etapas seletivas, e 128 estudantes de 31 Instituições avançaram para a fase final. Divididos entre as áreas de Engenharia de Telecomunicações, Automação e Elétrica, Computação e Software, e Produção, os competidores enfrentaram desafios técnicos que simulavam cenários reais, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo do projeto e suas habilidades em criatividade, trabalho em equipe e raciocínio lógico.

O start_Engenharia de Telecomunicações desafiou os alunos a solucionar problemas de conectividade, Internet das Coisas (IoT) e cibersegurança, incluindo criptografia de senhas, defesa contra ataques hackers e automação de ambientes. A competição ainda contou com um cofre interativo, fabricado no FabLab do Inatel, que exigia a manipulação de mecanismos como motores, autenticação por presença e impressão digital, além de alarmes visuais e sonoros, o que tornou a dinâmica mais envolvente e prática.

No start_Engenharia de Automação e Elétrica, a competição foi marcada por combates de robôs da categoria Cupim, desenvolvidos pelos próprios competidores. A atividade exigiu precisão e controle das máquinas. Um prêmio especial foi destinado ao competidor que demonstrou a melhor habilidade de manobra durante os combates.

O start_Engenharia de Computação e Software promoveu a Maratona Anual de Programação do Inatel (MAPI). Os participantes enfrentaram o desafio de resolver 15 problemas computacionais utilizando a linguagem Python, em um formato que simula as tradicionais maratonas de programação, com um limite de duas horas para a conclusão das tarefas.

No start_Engenharia de Produção, a dinâmica envolveu uma simulação de mercado financeiro, em que as equipes tomaram decisões estratégicas de investimento. A equipe vencedora foi aquela que conseguiu acumular mais recursos ao final da prova, mostrando uma combinação de análise de risco, tomada de decisão rápida e entendimento do mercado.

O coordenador do start_Inatel, professor Wanderson Saldanha, reforça a importância de iniciativas como essa: “Um dos maiores desafios da humanidade é a educação, especialmente no desenvolvimento de competências importantes como o raciocínio lógico e matemático. Quando temos a oportunidade de dialogar com os alunos do Ensino Médio e apresentar a engenharia como uma possibilidade, acreditamos estar abrindo portas para o futuro, criando caminhos que muitas vezes nem haviam sido considerados.”

Premiações

Os primeiros colocados de cada Engenharia foram premiados com um Echo Spots, enquanto os segundos e terceiros lugares receberam Smartwatches i2GO e Mini Projetores Magcubic, respectivamente.

start_Engenharia de Telecomunicações

1º lugar: Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Pouso Alegre/MG
Alunos: João Pedro de Oliveira Campos, Luiz Artur Caixeta Scalco e Gabriel Scodeler Passos.
2º lugar: ITB Moacyr Domingos Savio Veronezi – Barueri/SP
Alunos: Lunna de Souza Almeida, Victor Augusto Siqueira Sales e Gabriel Anjos Bottino.
3º lugar: SESI – Pouso Alegre/MG
Alunos: Isaac Assis Costa Lopes, Daniel Vilela Vieira de Carvalho e Lucas Chagas Vinhais.

start_Engenharia de Automação e Elétrica

1º lugar: Colégio Intelecto – Pouso Alegre/MG
Alunos: Lucas Ferreira Pagliarini, Pedro Paulo Castro Brito e Felipe José Gonçalves Dias.
2º lugar: Colégio COC Sete de Setembro – Poços de Caldas/MG Alunos: João Pedro Simão Pereira, Murilo Ramos Vilela e Rhuan Gonçalves.
3º lugar: Instituto RSM – Mogi das Cruzes/SP
Alunos: Vitória Alessandra das Neves, Wilian Cristovam Nunes da Silva e Emerson Vieira Silva.
Melhor piloto de robôs: Luidy Faria do Carmo, da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE – FMC), de Santa Rita do Sapucaí/MG.

start_Engenharia de Computação e Software

1º lugar: Colégio Militar – Belo Horizonte/MG
Alunos: Daniel Carvalho Bittencourt Correia, Luísa Gomes Michel e Vinícius Reis Souza de Oliveira.
2º lugar: Colégio Padre Júlio Maria – Boa Esperança/MG
Alunos: Kauan Andrade Chaves, Nathan Rodrigues Oliveira e Luiz Gabriel Ferreira Pereira.
3º lugar: Colégio Marista – Varginha/MG
Alunos: Mateus de Paula Souza, Daniel Aires Alves e Felipe Miranda Fracassi.

start_Engenharia de Produção

1º lugar: Centro Educacional Jardim Amália – Volta Redonda/RJ
Alunos: Gabriel de Almeida Loche, Guilherme Duarte Pinheiro Ferreira e Tiago Ciribeli Oliveira de Souza.
2º lugar: Colégio Interativo – Volta Redonda/RJ
Alunos: Adiel Dias Ferreira dos Anjos, Bernardo de Azevedo Figueiredo e Guilherme Adauto da Rocha Marioti.
3º lugar: SESI – Pouso Alegre/MG
Alunos: João Victor, Davy Alves e Lívia Rosa Camargo.
Na ocasião, também foram entregues os prêmios da final nacional da Olimpíada de Engenharia Biomédica, realizada pelo Nativos do Futuro, um projeto do Inatel em parceria com a Finep e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Impacto educacional e perspectivas futuras

O start_Engenharia foi um grande sucesso ao promover a capacitação técnica dos alunos, ao mesmo tempo em que desenvolveu as habilidades interpessoais. Tanto professores quanto alunos saíram motivados, e o Inatel reafirmou seu compromisso com a formação de futuros engenheiros. Nos próximos anos, a expectativa é expandir o alcance do projeto, incluindo novas escolas e desafios.
“Cada edição do start_Engenharia será única, afinal estamos falando de uma instituição que é referência em tecnologia e inovação. Para 2025, com o modelo validado e as contribuições recebidas, passaremos por um processo de revisão e voltaremos com tudo. Acreditamos que teremos resultados mais audaciosos e que nossa contribuição para as instituições de Ensino Médio será ainda mais impactante”, afirma Saldanha.

takefive

Recent Posts

Blacktown 2024: Celebrando a Cultura e a Consciência Negra em Santa Rita do Sapucaí

Inspiradas pelo legado de seus familiares, três primas de Santa Rita do Sapucaí se uniram…

5 horas ago

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente comenta sobre a ação da causa animal

Melhoria nos serviços Neste ano, a Prefeitura Municipal buscou aperfeiçoar os trabalhos que já vinham…

9 horas ago

Uma experiência que transformou a minha infância

(Por Carlos Romero Carneiro) Foi naquele início dos anos 80 que tive contato com uma…

11 horas ago

Como era Santa Rita do Sapucaí, em 1956?

(Por Carlos Romero Carneiro) Recebemos de nossa amiga e colaboradora, Nídia Telles, um livro de…

1 dia ago

Um papo musical com o músico Paulinho Costa

Como teve início a sua carreira musical? Nós, aqui em casa, sempre tivemos uma inclinação…

1 dia ago

A trajetória de Lemos, um antiquário que vive em Santa Rita do Sapucaí

Poderia nos contar sobre a sua experiência com antiquários? Eu percorri muitas cidades negociando antiguidades.…

3 dias ago