Espetáculo leva Hendrix e James Brown para o sul de Minas

Teatro Inatel recebe a estreia de “Funkadélico”, musical sobre as origens do blues, rock e soul funk — no sábado (14/05), às 19h30

As bandas Black Papa e Camarão Blues, de São Paulo, estreiam em Santa Rita do Sapucaí, às 19h30 de sábado (14/05), o musical “Funkadélico”, que conta a história dos gêneros musicais criados pelos negros nos Estados Unidos entre os anos 1930 e 1970. A origem do blues, do rock e do soul funk é narrada em três atos, numa apresentação única destinada a um público de até 820 pessoas, no teatro do Instituto Nacional de Telecomunicações (Teatro Inatel).

Com músicas de Robert Johnson, Jimi Hendrix e James Brown, entre outros grandes artistas norte-americanos, o espetáculo mostra como a indústria fonográfica, controlada pelos brancos, se apropriou da arte produzida pelos negros para promover seus próprios artistas, deixando de fora do negócio os criadores dos estilos musicais. A música negra dos EUA surgiu com o blues por volta dos anos 1930, do qual derivou o rock nos anos 1950, que se tornou o maior sucesso comercial das gravadoras.

A segregação racial da época, muito presente na indústria cultural, acabou fazendo do rock um estilo quase exclusivo dos brancos. “O rock só voltou a fazer parte do universo cultural dos negros depois que o Jimi Hendrix estourou”, conta o produtor-artístico do projeto, Rafael Moura, líder da banda Black Papa, dedicado ao soul funk. “Mas o funk que foi o grande resgate do orgulho negro na música. A atitude funk é contemporânea ao Jimi Hendrix, nos anos 1970, e tem como patrono o James Brown”, explica o cantor, que interpretará os mestres.

“O que significa o funk? E quais são as suas origens?”, pergunta o produtor-executivo de “Funkadélico”, Paulo Costa, revelando que o espetáculo faz um paralelo do gênero norte-americano com o funk das favelas brasileiras. “O musical representa uma luta que aconteceu na indústria cultural dos Estados Unidos com a intenção de resgatar, a partir do exemplo, o orgulho brasileiro como um todo, negro ou branco”, acrescenta ele, que é também o guitarrista da Camarão Blues. “A indústria cultural se apropria da cultura do oprimido para lucrar”, ele pontua.

O diretor do musical é o produtor Andrew Persí, da Sapucaí Eventos, que já dirigiu “Hair”. A atriz santa-ritense Fernanda Biss protagoniza a personagem negra atemporal que atravessa os três momentos da peça, que tem como mote: “quando o rock’n roll se tornou blues na terra do rock”.

Sobre a Black Papa

Banda de São Paulo, há três anos na estrada, a Black Papa está prestes a lançar seu primeiro EP, com influência de bandas de funk dos anos 1970, como Parliament e Funkadelic. É formada pelos músicos Rafael Moura (voz), Ralf Jenger (baixo), Raphael Bechelli (guitarra), Chico Toledo (trompete) e Euder Santos (trompete).

Sobre a Camarão Blues

Trio formado pelos músicos Rafael Moura (voz), Paulo Costa (guitarra) e Jorge Gatti (baixo), com base em São Paulo, é dedicado ao cover de blues, com influência de Robert Johnson.

Quando e onde: Sábado (14/05), 19h30, no Teatro Inatel (Av. João de Camargo, 510 – Sta. Rita do Sapucaí)

[Informações à imprensa: Bruno Cirillo — (11) 9-7441-0025 — cirillo7@hotmail.com]

takefive

Recent Posts

A árvore no meio da rua

(Por Rita Seda) Dia desses, pela Internet, recebi fotos e frases de Portugal, com a…

13 horas ago

Dona Nega (Por Lavinya Ribeiro)

Santa Rita do Sapucaí possui diversas personalidades que carregam uma grande importância ao município. É…

13 horas ago

A cultura suplanta o apenas técnico

(Por Salatiel Correia) Ele se fez engenheiro na mais conceituada escola de engenharia do Brasil:…

13 horas ago

Trechos de um importante estudo sobre a bacia do Rio Sapucaí

O Sapucaí Em 1920, o rio Sapucaí tinha um leito muito maior do que aquele…

2 dias ago

Como eram os tempos de quaresma, nos anos 80

(Por Carlos Romero Carneiro) Santa Rita do Sapucaí é uma cidade que ainda mantém muitas…

2 dias ago

O drama vivido por Erasmo Cabral em Santa Rita do Sapucaí

Erasmo Cabral foi um produtor rural e capitalista que viveu em Santa Rita do Sapucaí…

3 dias ago