Bruno Ribeiro é formado em Sistemas de Informação na FAI e é diretor de operações na RW Tech há 18 anos. O australiano Luke Kiernan cuida do setor administrativo na Fluency Idiomas ao lado de sua esposa Viviane. Desta união entre a escola e a experiência tecnológica surge Fluency Code, escola de programação para crianças que está pronta para iniciar as suas atividades. Conheça um pouco deste trabalho através de um bate-papo com os dois sócios.
Como surgiu a ideia de se criar a Fluency Code?
Bruno: Temos visto muitas ações de empresas de TI (Tecnologia da Informação) voltadas a fomentar escolas e instituições e incentivarem seus alunos a programar. Quando pesquisamos, percebemos que o Brasil ainda está muito defasado e que, em alguns países, a disciplina de programação faz parte da grade curricular destas crianças. Como sou formado em Sistemas de Informação tenho a noção de que aprender a programar desde cedo proporciona benefícios impossíveis de se mensurar. A nossa grande missão será a de, justamente, transmitir aos pais todas as possibilidades e benefícios do aprendizado da programação de uma maneira espontânea e natural.
E qual é o objetivo do curso?
Bruno: Nós não ensinamos uma profissão. Nosso objetivo não é ensinar uma criança a programar para que ela se torne cientista de computação daqui a pouco. Iremos ensiná-la a raciocinar de maneira lógica, resolver problemas, trabalhar em equipe.
Quais ferramentas serão empregadas no curso?
Luke: Iremos utilizar uma ferramenta desenvolvida pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) chamada Scratch e um “Currículo Emergente” que incentiva as crianças a explorarem os assuntos que lhe despertem maior interesse.
Bruno: Como nossa intenção não é ensinar uma linguagem de programação, mas ensinar a criança a pensar, teremos um conteúdo dinâmico que utilizará as ferramentas a que ela mais se habituou para atingirmos o nosso objetivo.
O curso incentiva a paixão pela tecnologia?
Bruno: Com certeza! Santa Rita já é um polo de desenvolvimento de novas tecnologias e a cidade demanda isso. Como o município respira eletrônica, queremos plantar esta primeira semente e despertar a paixão de nossos alunos para a tecnologia desde cedo para que eles cresçam com esta competência um pouco mais desenvolvida.
A quem se destina o Fluency Code?
Luke: A crianças entre 7 e 14 anos. Teremos vários níveis dentro do curso, de acordo com as faixas etárias.
Quando a Fluency Code terá início?
Devemos começar o curso no início de março e teremos horários noturnos. Dependendo da demanda, também iremos oferecer cursos diurnos.
Recursos a serem aplicados:
Scratch, Tynker, Minecraft, Lego Wedo, Makey Makey, Hackety-Hack, Etc.
Metodologia:
– Princípios básicos da programação.
– Introdução à robótica.
– Princípios técnicos de informática
– Conceitos matemáticos aplicados à informática.
Informações:
Endereço:
R. Cel. Joaquim Neto, 301.
Ligue: 3471 0110.
(Por Rita Seda) Dia desses, pela Internet, recebi fotos e frases de Portugal, com a…
Santa Rita do Sapucaí possui diversas personalidades que carregam uma grande importância ao município. É…
(Por Salatiel Correia) Ele se fez engenheiro na mais conceituada escola de engenharia do Brasil:…
O Sapucaí Em 1920, o rio Sapucaí tinha um leito muito maior do que aquele…
(Por Carlos Romero Carneiro) Santa Rita do Sapucaí é uma cidade que ainda mantém muitas…
Erasmo Cabral foi um produtor rural e capitalista que viveu em Santa Rita do Sapucaí…