Categories: Adjair FrancoColunas

Doutor Belasque, um grande amigo (Por Dija)

Se nos tempos de criança era Toninho, quando cresceu, tornou-se o reconhecido Doutor Antônio Belasque Filho. Nascido em Joaquim Távora, no interior do Paraná, era fiho do senhor Antônio e da dona Mafalda.

Desde muito cedo, trabalhava com o pai no cartório de registros como office-boy. Esforçado e inteligente, seguiu com os estudos até cursar direito e se formar com brilhantismo.

Já casado com Dona Isabel Caponi, veio morar em Santa Rita em 1978, quando começou a atuar com o saudoso Doutor José Caponi de Melo, a quem Belasque sempre se referiu como Mestre, por seus vastos conhecimentos na área de advocacia.

Depois de atuar alguns anos como advogado, fez concurso para o Magistrado, quando foi aprovado como Juiz de Direito. Seguiu, então, para a Comarca de Itamarandiba (MG), onde fez um grande círculo de amizades. Naquela região, Doutor Belasque também é tido como uma grande personalidade.
Quando mudou-se para Campos Gerais, trabalhou sempre com muita competência. Ao ser transferido para Bocaiúva, destacou-se, novamente, ao fundar uma Associação em prol de menores, que funciona até hoje. Por conta desta e de outras iniciativas, é visto naquela cidade como um grande benfeitor.

Antes de se aposentar na capital mineira, Doutor Belasque ainda atuou como juiz na vizinha Betim. Considerado um bom filho da terra que o acolheu no início da carreira, voltou para Santa Rita do Sapucaí, onde voltou a atuar como Advogado. Homem bom, honesto, solidário e de muita fé, tem dificuldade de chegar ao trabalho, dada à quantidade de amigos que param para bater papo. Seu hobby são os livros. Ainda hoje, mergulha na leitura com muito gosto e sempre comenta sobre as suas leituras. Sempre disponível, ainda se dedica ao trabalho em benefício dos menos favorecidos. Tem sempre na lembrança o saudoso Doutor José Caponi, a quem jamais se cansa de reverenciar e lembrar como seu grande mestre.
Belasque transmite cordialidade e alegria. Pode parecer reservado aos desconhecidos, mas é sempre muito brincalhão com os amigos. Por outro lado, sabe ser muito sério nos momentos necessários. Por estas e outras, é sempre muito bom tê-lo como amigo!

takefive

Recent Posts

O registro de uma pessoa escravizada em Santa Rita, no ano de 1878

Transcrevemos, abaixo, com algumas correções na língua portuguesa para melhor entendimento dos leitores, uma carta…

22 horas ago

O Monumento ao Mestre

(Autoria desconhecida) Ontem, procurei Sinhá Moreira para entregar uma carta quem veio por meu intermédio.…

22 horas ago

A árvore no meio da rua

(Por Rita Seda) Dia desses, pela Internet, recebi fotos e frases de Portugal, com a…

2 dias ago

Dona Nega (Por Lavinya Ribeiro)

Santa Rita do Sapucaí possui diversas personalidades que carregam uma grande importância ao município. É…

2 dias ago

A cultura suplanta o apenas técnico

(Por Salatiel Correia) Ele se fez engenheiro na mais conceituada escola de engenharia do Brasil:…

2 dias ago

Trechos de um importante estudo sobre a bacia do Rio Sapucaí

O Sapucaí Em 1920, o rio Sapucaí tinha um leito muito maior do que aquele…

4 dias ago