Doutor Belasque, um grande amigo (Por Dija)

Se nos tempos de criança era Toninho, quando cresceu, tornou-se o reconhecido Doutor Antônio Belasque Filho. Nascido em Joaquim Távora, no interior do Paraná, era fiho do senhor Antônio e da dona Mafalda.

Desde muito cedo, trabalhava com o pai no cartório de registros como office-boy. Esforçado e inteligente, seguiu com os estudos até cursar direito e se formar com brilhantismo.

Já casado com Dona Isabel Caponi, veio morar em Santa Rita em 1978, quando começou a atuar com o saudoso Doutor José Caponi de Melo, a quem Belasque sempre se referiu como Mestre, por seus vastos conhecimentos na área de advocacia.

Depois de atuar alguns anos como advogado, fez concurso para o Magistrado, quando foi aprovado como Juiz de Direito. Seguiu, então, para a Comarca de Itamarandiba (MG), onde fez um grande círculo de amizades. Naquela região, Doutor Belasque também é tido como uma grande personalidade.
Quando mudou-se para Campos Gerais, trabalhou sempre com muita competência. Ao ser transferido para Bocaiúva, destacou-se, novamente, ao fundar uma Associação em prol de menores, que funciona até hoje. Por conta desta e de outras iniciativas, é visto naquela cidade como um grande benfeitor.

Antes de se aposentar na capital mineira, Doutor Belasque ainda atuou como juiz na vizinha Betim. Considerado um bom filho da terra que o acolheu no início da carreira, voltou para Santa Rita do Sapucaí, onde voltou a atuar como Advogado. Homem bom, honesto, solidário e de muita fé, tem dificuldade de chegar ao trabalho, dada à quantidade de amigos que param para bater papo. Seu hobby são os livros. Ainda hoje, mergulha na leitura com muito gosto e sempre comenta sobre as suas leituras. Sempre disponível, ainda se dedica ao trabalho em benefício dos menos favorecidos. Tem sempre na lembrança o saudoso Doutor José Caponi, a quem jamais se cansa de reverenciar e lembrar como seu grande mestre.
Belasque transmite cordialidade e alegria. Pode parecer reservado aos desconhecidos, mas é sempre muito brincalhão com os amigos. Por outro lado, sabe ser muito sério nos momentos necessários. Por estas e outras, é sempre muito bom tê-lo como amigo!

Recent Posts

Daltinho: o guardião dos portões e das memórias santa-ritenses

Em Santa Rita do Sapucaí, cidade onde — até pouco tempo — todo mundo se…

1 dia ago

Da chácara ao Mercado brasileiro: a velha Rota da manteiga santa-ritense

Em um exemplar preservado do jornal Correio do Sul, provavelmente datado do final da década…

1 dia ago

Museu Histórico promoverá evento musical em homenagem a Jovani Bill

No dia 9 de outubro, o coração cultural de Santa Rita do Sapucaí baterá mais…

1 dia ago

Santa Rita do Sapucaí são muitas

(Por Carlos Romero Carneiro) No poema “Os nomes”, Carlos Drummond de Andrade diz que “Minas…

2 dias ago

Das Guerras Napoleônicas ao Sul de Minas: a Saga do patriarca da família Rennó

De um ducado alemão a Santa Rita do Sapucaí, a história do médico militar que…

2 dias ago

Santa Rita do Sapucaí será contemplada com unidade da UAI

Santa Rita do Sapucaí acaba de dar mais um importante passo rumo à modernização e…

1 semana ago