Notícias

Democráticos comemora 85 anos com retorno ao morro do Zé da Silva

Diretores, Marquinho Tatinha e Gustavo Carneiro, falam um pouco sobre o aguardado desfile.

Como surgiu a ideia de retornar à praça?

Tatinha: Neste ano, a prefeitura nos chamou e nos convidou a retornar às tradições. A ideia era recriarmos os antigos carnavais de uma maneira diferente dos últimos desfiles na avenida Delfim Moreira. O Bloco dos Democráticos abraçou a causa e resolvemos, em parceria com o Ride Palhaço, realizar os desfiles novamente na Praça Santa Rita. Sendo assim, faremos um desfile bem diferente em 2020. Tradicional no sentido de retornarmos às nossas origens e inovador já que precisaremos nos adaptar às mudanças necessárias para realizar um desfile seguro e confortável.

O que esperar do desfile dos blocos neste carnaval?

Gustavo: Em comemoração aos 85 anos do nosso bloco, a iluminação será toda em LED, fornecida pela prefeitura. O som voltará a ser como acontecia antes, através de caminhões montados para atender às necessidades específicas de nosso projeto. Além deste som, a cargo de Rinaldo Brandão, contaremos com equipamentos de som na praça Santa Rita, de forma a atender ao público que irá aguardar pela passagem das agremiações. Como não teremos iluminação própria, a prefeitura irá oferecer um isolamento por cordas. Já na praça, talvez tenhamos grades baixas, o que ainda não é 100% certeza.

E como será a iluminação dos Blocos neste carnaval?

Tatinha: a iluminação fornecida pela prefeitura acontecerá da altura da Escolinha de Fátima até o desfecho ao redor da praça.

Qual será a temática do Bloco dos Democráticos?

Gustavo: O tema dos Democráticos em 2020 será “Vem sonhar com a gente”, síntese do sonho que nós tínhamos de voltar a descer o morro, reviver as tradições criadas pelos mais antigos e contornar a Praça Santa Rita. O tema, por este motivo, resgata um pouco dos anos em que nosso bloco desfilou, remetendo aos desfiles mais inesquecíveis da agremiação.

Há novidades para o Democráticos 2020?

Tatinha: Todas as ações serão feitas com intenção de revivermos aquele ritual em torno dos desfiles. Isso com a diferença de que tudo o que acontecia em três dias (Bloco de Gala, Bloco das Crianças e Bloco dos Adultos) será feito em uma única noite.

As inscrições continuam abertas?

Tatinha: Sim! As inscrições continuam abertas, mas a adesão tem sido muito grande. Pessoas que um dia desfilaram nos Democráticos têm nos procurado para desfilar novamente – sozinhas ou com filhos e netos. A ideia é voltar um pouquinho no tempo para nos lembrarmos como era divertido e belo descer o morro do Zé da Silva e contornar uma praça toda iluminada.

Serão três noites em uma?

Gustavo: Isso mesmo! E como acontecerão três noites em uma, há espaço para todos. Há espaço para as crianças, para aqueles que preferem vestir uma fantasia mais conservadora e até para fantasias luxuosas. Assim como o Bloco será dividido em três partes, nossos carros e alegorias também seguirão a mesma linha. Será algo muito interessante, já que mesclaremos o tradicional ao inédito. Será uma noite imperdível para os santa-ritenses que conheceram os blocos como eram no princípio e para aqueles que gostariam de conhecê-los!

E a rivalidade?

Tatinha: a rivalidade nunca vai morrer, mas tornou-se mais sadia e cooperativa nos tempos atuais. Cada bloco continua mantendo os seus segredos, esconde o mais importante, mas muita coisa mudou de lá para cá. Posso dizer que, no dia em que a rivalidade desaparecer, os blocos deixarão de existir. Assim como o Ride Palhaço precisa do Bloco dos Democráticos para existir, nós também dependemos deles para vencer! Por este motivo, jamais os decepcionamos nestes 85 anos! Sempre lembrando que o morro ainda é nosso. Nossa democracia começa da Escolinha para baixo!

Quem serão as rainhas e porta-estandartes dos blocos?

Gustavo: A rainha da ala dos adultos será a Tatiana Carvalho Laucas e a rainha das crianças será a sua filha, Maria Clara Carvalho Laucas. Como porta estandarte dos adultos nós teremos a Marina Sampaio e, na ala das crianças, contaremos com Ana Carolina Ribeiro Lacerda. É tradição que se renova: agora e sempre!

takefive

Recent Posts

Quando tentaram fatiar Minas Gerais para criar um estado sul-mineiro

Por Carlos Romero Carneiro Várias tentativas foram feitas para desmembrar Minas Gerais para a criação…

9 horas ago

Os construtores de Santa Rita do Sapucaí

(Por Cyro de Luna Dias) Na minha casa, no início do século XX, vi Tonico…

10 horas ago

Grupo de teatro carioca fará duas apresentações, neste final de semana

Sempre envolvido com a cultura e com as artes, Milton Marques trará para Santa Rita…

1 dia ago

O santa-ritense que se transformou em fenômeno das redes sociais

O nome José Henrique Longuinho não é tão conhecido quanto ‘Zé Longuinho’, que ganhou a…

3 dias ago

Trabalhadores do café em Santa Rita do Sapucaí

(Por Elísio Rosa) Antigamente, em Santa Rita, a produção de café era realizada, praticamente, pelas…

3 dias ago

Coisas de cozinheiras

Por Rita Seda Visita de filha é assim: chega com o esposo e a mãe…

6 dias ago