Cultura

Darlene, minha primeira professora

(Nídia Telles)

Existem pessoas que surgem em nossas vidas várias vezes como para confirmar o quanto serão importantes para nós. Quando estão quase se apagando de nossa memória, ressurgem e reavivam lembranças guardadas numa gaveta que tem escrito pelo lado de fora “Pessoas Inesquecíveis”.

Uma dessas pessoas é sempre nossa primeira professora. A minha foi dona Darlene Vono, tinha uma paciência de Jó e um amor infindo pela educação. Brincava de pique com os alunos na hora do recreio e o que eu achava mais lindo – tocava acordeão (na minha terra, acordeom). Ensaiou quatro alunas (Lelé, Maria Rita, Maria Vitória e eu) para uma coreografia com a música Bigorrilho. Lembro-me até hoje: saia vermelha, blusa branca e lenço também vermelho nos cabelos. Sou capaz de dançar, agora um tanto desajeitadamente, alguns passos da coreografia. Foi um sucesso santa-ritense (ou santarritense?). Viramos arroz-doce de festa. Apresentávamos em todas as solenidades, de homenagem a padres até formaturas.

No aniversário dela, levei um vidro de esmalte, do rosa mais lindo que existia. Coitada, certamente pensou que era uma jóia, aquele embrulho tão pequeno. Que pena que não conservei o quebra-cabeça com cenas da Branca de Neve que ganhei dela no final do ano.

Quando estava no terceiro ano do ginasial (sétima série), ela surge novamente em minha vida. Agora, como professora de Francês. Entre fricotes e biquinhos (mon nom c´est Nidia, Je suis brasilienne) aprendi a gostar de aprender outras línguas.

Vou estudar na Escola Técnica de Eletrônica e outra vez, aparece a Darlene. Professora de Língua Portuguesa durante todo o curso. Depois, quando comecei a lecionar na ETE, se tornou minha colega de trabalho.

Admin

Recent Posts

Santa Rita do Sapucaí será contemplada com unidade da UAI

Santa Rita do Sapucaí acaba de dar mais um importante passo rumo à modernização e…

3 dias ago

Santa Rita do Sapucaí é Reconhecida com Nível Avançado em Liberdade Econômica

Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, alcançou um marco importante no cenário estadual…

1 semana ago

O santa-ritense acusado de conversar com Hitler

(Por Cônego Augusto José de Carvalho) Chegou a Festa de Santa Rita de 1944. Quando…

1 semana ago

Você já ouviu falar no bloco Ridemo?

(Carlos Romero Carneiro) Santa Rita do Sapucaí – Era o carnaval de 1968, e a…

1 semana ago

O Grandioso Cassino do Lago Guanabara: Luxo e Tragédia à Moda do Titanic e da Ilha Fiscal

Por Carlos Romero Carneiro Enquanto buscava atrações interessantes no sul de Minas, deparei-me com uma…

1 semana ago

Recortes raros contam histórias incríveis sobre Santa Rita do Sapucaí

Fizemos uma visita ao site da Hemeroteca Nacional e encontramos diversas raridades sobre a história…

2 semanas ago