Imagina poder fazer um intercâmbio na Europa e ainda ser diplomado como engenheiro por duas instituições de ensino, uma no Brasil e outra na Alemanha? Pois os engenheiros Tayla Simões e Pedro Santos conquistaram este feito, com muita dedicação e trabalho. A entrega simbólica do diploma e registros escolares foi realizada no dia 27 de outubro, em Santa Rita do Sapucaí/MG, durante a premiação da Feira Tecnológica do Inatel – Fetin. Mas vamos voltar um pouco no tempo e saber como essa história começou.
Desde 2005, o Inatel possui convênio com a Jade University para participação em um curso de verão na escola alemã na área de Engenharia Biomédica. Em 2013, essa parceria foi ampliada para intercâmbio da graduação. E foi nesse mesmo ano que os ainda estudantes Tayla e Pedro foram para a Alemanha. “Em nosso estágio de um ano, teríamos que participar de 15 assuntos, tanto em inglês como em alemão, bem como escrever e apresentar uma tese de bacharel. Não podemos dizer que foi fácil, mas definitivamente valeu a pena!”, relembra Pedro.
Os dois voltaram para o Brasil e terminaram o curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel em 2016. Agora, a entrega do diploma e registros escolares da universidade alemã foi feita pelo professor Dr. Ing. Jens Werner, que estava em Santa Rita do Sapucaí acompanhando os alunos participantes da Fetin. O professor destacou a parceria entre Jade e o Inatel e disse que, em breve, estudantes alemães devem vir fazer estágio na área de desenvolvimento do Instituto.
Empreendedores
Além de uma oportunidade incrível de aprendizado, foi durante a temporada na Europa que os engenheiros Tayla e Pedro tiveram contato com uma tecnologia para grandes eventos e que foi inspiração para a Smart Brace, empresa especializada em soluções no controle de acesso em eventos, utilizando pulseiras tecnológicas por meio do RFID (Identificação por radiofrequência). A empresa está na Incubadora de Empresas do Inatel e já teve a solução aplicada no carnaval do Bloco do Urso e Hack Town, ambos em Santa Rita do Sapucaí. “Nós apresentamos a solução na Fetin 2015, recebemos um prêmio de terceiro lugar e, desde então, o projeto cresceu de uma maneira muito legal”, conta Tayla.
“É uma experiência muito gratificante participar de duas instituições de ensino de tanto respeito. Estamos muito gratos tanto ao Inatel quanto à Jade Hochschule – não só por nos fazer melhores profissionais, mas também pelos momentos incríveis!”, completa Pedro.
Intercâmbio
O Inatel possui convênio com cerca de 30 instituições de ensino de outros países para intercâmbio. Atualmente, seis alunos estão na Jade University, na Alemanha, além de dois estudantes na Irlanda e um na França (Confira a história dele!). Outras informações sobre como participar no site www.inatel.br/intercambios. Ficou interessado em ser aluno Inatel e ter essas oportunidades? As inscrições para o vestibular estão abertas até 29/11, no sitewww.inatel.br/vestibular.
INATEL
O Inatel é um centro de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, criado em 1965, em Santa Rita do Sapucaí, sul de Minas Gerais, conhecida como o Vale da Eletrônica. Foi a primeira instituição de ensino superior de Engenharia de Telecomunicações do Brasil e, atualmente, oferece seis cursos de graduação em períodos integral e noturno (Engenharia de Automação e Controle, Engenharia Biomédica, Engenharia de Computação, Engenharia de Telecomunicações, Tecnologia em Automação Industrial e Tecnologia em Gestão de Telecomunicações). Também possui pós-graduação lato sensu, cursos a distância e Mestrado em Telecomunicações. Além de formar profissionais, o Inatel transfere tecnologia ao mercado nas áreas de desenvolvimento de software, hardware, consultoria e calibração de equipamentos. Mais informações: www.inatel.br.
(Por Rita Seda) Dia desses, pela Internet, recebi fotos e frases de Portugal, com a…
Santa Rita do Sapucaí possui diversas personalidades que carregam uma grande importância ao município. É…
(Por Salatiel Correia) Ele se fez engenheiro na mais conceituada escola de engenharia do Brasil:…
O Sapucaí Em 1920, o rio Sapucaí tinha um leito muito maior do que aquele…
(Por Carlos Romero Carneiro) Santa Rita do Sapucaí é uma cidade que ainda mantém muitas…
Erasmo Cabral foi um produtor rural e capitalista que viveu em Santa Rita do Sapucaí…