Casa de Vítor empreende relevantes projetos e você pode contribuir

A Associação de Socorro aos Necessitados – Casa de Vítor é uma entidade filantrópica, vinculada ao Centro Espírita Amor e Caridade Santarritense, que tem como objetivo promover a assistência à família, gestantes, idosos, adolescentes e crianças, com bazar beneficente, farmácia comunitária, cursos de artesanato e corte/costura, e fabricação e venda de quitutes.

Um dos projetos desenvolvidos pela Casa de Vítor é o “Resgatando Valores”, uma ação de proteção e educação complementar, reativado em 2014, e que atende crianças de 6 a 11 anos de idade em situação de vulnerabilidade, no contraturno escolar. Os objetivos do Projeto são: tirar a criança da situação de risco pessoal doméstico; despertar na criança o desenvolvimento ajustado de si mesma, o sentimento de autoestima e o exercício da cidadania e melhorar o seu desempenho escolar.

Atualmente, são atendidas 67 crianças, desenvolvendo diversas atividades: oficinas de Arte (pintura, coral, teatro, dança, artesanato) e de informática; atividades que visam o reforço escolar diário e fixação de conteúdos vindos da Escola, e ainda ditado, caligrafia e leitura; atendimentos psicopedagógicos; atividades recreativas/educativas diversas, como lego, xadrez, jogos de tabuleiro e outras, e também atividades físicas (natação, basquete, vôlei, etc), estas em parceria com o INSEL – Instituto Santarritense de Esporte e Lazer e a AABB – Associação Atlética do Banco do Brasil. São também parceiros: a Prefeitura Municipal de Santa Rita, a Padaria Paduan e a Prática Produtos, de Pouso Alegre.

Em 2019, o Projeto “Resgatando Valores” foi uma das ações selecionadas pelo Programa Amigo de Valor, do Banco Santander, para apoio financeiro com recursos do FIA – Fundo da Infância e da Adolescência, parceria essa que foi renovada em 2020, em reconhecimento à relevância dos resultados obtidos.

Nesse período de pandemia do COVID-19, uma vez que as atividades do Projeto tiveram que ser suspensas, foram implementadas ações emergenciais, a fim de acompanhar e atender às crianças e suas famílias, intervindo nas necessidades apresentadas, preservando o vínculo com o Projeto e levando apoio material e emocional. Na assistência material, as famílias mais vulneráveis estão sendo assistidas com alimentos doados por empresas e cidadãos de Santa Rita e Pouso Alegre.

A Casa de Vítor aceita doações de alimentos, que podem ser entregues na Rua Padre Vítor, 80, e também depósitos bancários, no Banco Itaú, agência 3045, conta 011297-2.

Recent Posts

Daltinho: o guardião dos portões e das memórias santa-ritenses

Em Santa Rita do Sapucaí, cidade onde — até pouco tempo — todo mundo se…

23 horas ago

Da chácara ao Mercado brasileiro: a velha Rota da manteiga santa-ritense

Em um exemplar preservado do jornal Correio do Sul, provavelmente datado do final da década…

23 horas ago

Museu Histórico promoverá evento musical em homenagem a Jovani Bill

No dia 9 de outubro, o coração cultural de Santa Rita do Sapucaí baterá mais…

23 horas ago

Santa Rita do Sapucaí são muitas

(Por Carlos Romero Carneiro) No poema “Os nomes”, Carlos Drummond de Andrade diz que “Minas…

2 dias ago

Das Guerras Napoleônicas ao Sul de Minas: a Saga do patriarca da família Rennó

De um ducado alemão a Santa Rita do Sapucaí, a história do médico militar que…

2 dias ago

Santa Rita do Sapucaí será contemplada com unidade da UAI

Santa Rita do Sapucaí acaba de dar mais um importante passo rumo à modernização e…

1 semana ago