Cultura

Blocos tradicionais, shows gratuitos e Cidade do Urso: Santa Rita realiza o melhor carnaval de todos os tempos

Saiba o que esperar de um dos mais aguardados carnavais: a volta dos desfiles na praça Santa Rita, Bloco do Urso e muitos shows no centro de eventos

O que a cidade preparou para o carnaval deste ano?

Para este ano, depois de muita conversa, decidimos que já estava na hora de retornar os desfiles para a praça, sem acabar com os shows que nós passamos a levar ao Centro de Eventos. Tem sido um desafio muito grande preparar dois lugares.
Nós teremos os desfiles na Praça Santa Rita com o objetivo de estimular os Blocos e as Escolas de Samba. Temos consciência da necessidade do resgate cultural, mas também temos seguido à risca as leis que exigem documentação por parte das agremiações para que conquistem o apoio que precisam.

Como foram definidas as agremiações a desfilar?

Foi realizado um Edital de Chamamento e, após a apresentação dos requisitos legais, quatro agremiações apresentaram documentação necessária para se adequarem à lei federal: os blocos Democráticos e Ride Palhaço, além das Escolas de Samba Sol Nascente e União da Nova Cidade. Portanto, as atividades da praça girarão em torno destas quatro atrações, em dias alternados.

Como serão os desfiles?

No sábado, as Escolas de Samba farão a abertura do Carnaval. Já no domingo, teremos desfile do Ride Palhaço. Por fim, na segunda-feira, os Democráticos farão sua apresentação. vale lembrar que na sexta-feira teremos um complemento: o Blocão do Ride Palhaço e a carreata do Bloco do Urso.

E o que teremos no Centro de Eventos?

Paralelamente, teremos os shows no Centro de Eventos que, na nossa opinião é o local mais adequado para este tipo de apresentação e estamos trabalhando na infraestrutura do lugar.
No sábado nós teremos uma apresentação da aguardada banda de forró FalaMansa. Este grupo atinge várias faixas etárias e todo mundo gosta. Embora algumas pessoas possam considerar o ritmo distante do carnaval é uma banda super animada e acreditamos que fará grande sucesso.
No domingo, nós teremos o pessoal do Zulubaba, banda mais conectada ao ritmo de carnaval e que já se apresentou no Bloco do Urso e em diversas cidades do Brasil.
Na segunda-feira, teremos o tradicional Bloco das Piranhas com sua concentração na pracinha Benedito Marques, seguindo, em seguida, até o centro de eventos. Chegando lá, teremos um show com o grupo Pura Resenha, prata da casa. Vale dizer que o show do Pura Resenha acontecerá às 17 horas, terminando antes que o desfile dos Democráticos tenha início na praça por volta das 20 horas.
Na terça-feira, teremos uma apresentação do Leandro Lopes, campeão do programa Ídolos e que também integrou o grupo Rapazolla.
Tanto o público da praça, quanto o público dos shows no centro de eventos terão a opção de participar dos dois eventos, já que os horários não coincidem. Terminando os desfile da praça, terão início os shows, dando tempo de chegar até o centro de eventos.

O retorno à praça é uma demanda antiga, não é mesmo?

Quando os desfiles vieram para a avenida, bateu nostalgia dos desfiles que aconteciam na praça. Nosso desafio tem sido, justamente, trazer essa experiência de volta de uma maneira segura.
Atender às novas leis voltadas à segurança tem sido um desafio para nós, já que elas estão cada vez mais severas. Muita coisa mudou desde o último desfile na praça e nós temos trabalhado muito para que o público tenha uma experiência agradável atendendo a todos os requisitos do corpo de bombeiros. Algo que estamos tentando trazer é a arquibancada mas temos tido problema em relação a isso. O confinamento dentro de um espaço é um ponto de ressalva junto ao Corpo de Bombeiros. O mesmo acontece com a colocação de gradios, solicitada pelos Blocos.

Como poderá acontecer o isolamento?

O exército de Itajubá possui uma corda um pouco mais grossa, usada para eventos. Estamos tentando ver com ele como adquirir tal corda para que possamos realizar o isolamento atendendo às exigências do Corpo de Bombeiros.

takefive

Recent Posts

Quando tentaram fatiar Minas Gerais para criar um estado sul-mineiro

Por Carlos Romero Carneiro Várias tentativas foram feitas para desmembrar Minas Gerais para a criação…

10 horas ago

Os construtores de Santa Rita do Sapucaí

(Por Cyro de Luna Dias) Na minha casa, no início do século XX, vi Tonico…

10 horas ago

Grupo de teatro carioca fará duas apresentações, neste final de semana

Sempre envolvido com a cultura e com as artes, Milton Marques trará para Santa Rita…

1 dia ago

O santa-ritense que se transformou em fenômeno das redes sociais

O nome José Henrique Longuinho não é tão conhecido quanto ‘Zé Longuinho’, que ganhou a…

3 dias ago

Trabalhadores do café em Santa Rita do Sapucaí

(Por Elísio Rosa) Antigamente, em Santa Rita, a produção de café era realizada, praticamente, pelas…

3 dias ago

Coisas de cozinheiras

Por Rita Seda Visita de filha é assim: chega com o esposo e a mãe…

6 dias ago