Inspiradas pelo legado de seus familiares, três primas de Santa Rita do Sapucaí se uniram para fortalecer e reverenciar a cultura afro-brasileira na cidade. Cíntia Anézio Felipe, Flávia Patrícia da Silva e Mônica Maria do Rosário perceberam a necessidade de vozes que representassem suas raízes, especialmente aquelas que, no passado, desempenharam papéis fundamentais na comunidade. Foi assim que nasceu o projeto Blacktown, que acontecerá nos dias 16 e 20 de novembro de 2024.
“Nós sentimos que nossa representatividade estava sendo negligenciada, inclusive em eventos que deveriam celebrar datas significativas para a população afrodescendente. Por isso, decidimos criar um evento que preenchesse essa lacuna”, explica Cíntia, uma das organizadoras da programação. O Blacktown surge, então, como uma iniciativa que visa inspirar e colaborar diretamente com a Hackers Produtora de Eventos Ltda., responsável pelo renomado evento HackTown, realizado em nosso município.
Atualmente, o projeto é liderado por Cíntia Anézio Felipe, Flávia Patrícia da Silva e Mônica Maria do Rosário. “Estamos planejando uma série de eventos para promover nossa cultura e desenvolver nossa comunidade, com muita música e conteúdo informativo sobre conscientização racial e inclusão. Também realizamos palestras, oficinas e workshops em escolas, igrejas e empresas, com o objetivo de ampliar o letramento racial em diferentes espaços. Para que este evento seja um sucesso, contamos com o apoio de amigos e da população em geral”, explica Mônica Maria do Rosário, outra liderança do projeto.
“Junte-se a nós para celebrar a cultura, a consciência e a união no Blacktown 2024! Este evento será um encontro de histórias, tradições e arte, promovendo a valorização da cultura negra e o fortalecimento da nossa comunidade”, convida Flávia Patrícia, também organizadora da iniciativa.
Data: 16 de novembro de 2024
Horário: A partir das 14h
Local: Escola Técnica de Eletrônica e Associação Cultural José do Patrocínio
Programação:
Entrada franca para todas as atividades, exceto para o show de samba.
Ingressos para o show de samba: R$25,00 (valor social) – destinado a apoiar projetos locais de letramento racial.
Todos estão convidados a participar do Passeio Ciclístico Solidário, no dia 20 de novembro, com saída da Pracinha do Kridão, às 8h30. Durante o evento, serão aceitas doações de alimentos, que serão destinadas à Sociedade São Vicente de Paulo, ao Projeto “Semente” e ao Projeto “Adote um Alimento”.
Apoio: Hacktown, Sicred, Escola Técnica de Eletrônica, Vivavox, Sindvas, Valedriver,
Garotos da Vila, Lance Digital e Chocobikers.
Filho do senhor Adelino e Dona Lázara (professora conhecida como Dona Lazinha), Daio é irmão…
Uma série de fotografias publicadas pelo Empório de Notícias em sua página no Facebook tem…
Melhoria nos serviços Neste ano, a Prefeitura Municipal buscou aperfeiçoar os trabalhos que já vinham…
(Por Carlos Romero Carneiro) Foi naquele início dos anos 80 que tive contato com uma…
(Por Carlos Romero Carneiro) Recebemos de nossa amiga e colaboradora, Nídia Telles, um livro de…
Como teve início a sua carreira musical? Nós, aqui em casa, sempre tivemos uma inclinação…