Colunistas

A primeira Festa de Santa Rita

(Cônego Carvalhinho)

Dia 22 de maio de 1825, uma quinta-feira de semana comum. No Ribeirão do Mosquito (fazenda da viúva Janubeba Martins da Fonseca) realizava-se a primeira Festa de Santa Rita. Nesse dia, a imagenzinha da Santa, a mesma que fora trazida de Portugal em um saco de alinhage, deixava em procissão pomposa a residência dos Fonseca, na fazenda da Banqueta do Mosquito, para ser entronizada na capela que Janubeba construíra e que, naquele dia, com a presença do Vigário de Santa Catarina (atual Natércia), o Revdo. Padre Mariano Acioli de Albuquerque seria por ele benta e inaugurada na Santa Missa, ali celebrada.

A procissão que saiu do solar dos Fonseca, às 11 horas, só chegou à capela ao meio dia. Todos os que vieram de longe se unir à pequena população do Mosquito, a fim de homenagear a grandiosa padroeira do lugar, faziam a imagem parar, beijavam-na oferecendo os seus patacões e vinténs, além do que doavam em mantimentos, espécies e vivos para o leilão , que se realizaria após as bênçãos da igreja.
Era, pois, a grande manifestação de amor e confiança na Santa dos Impossíveis que, daquela hora em diante, iniciava uma chuva perene de graças e bênçãos aos que ali viessem suplicar-lhe qualquer favor do céu. E o Padre Acioli assim falou ao povo:

– Irmãos diletíssimos, hoje a glória de Santa Rita está sendo promovida com muito afeto pelos seus novos devotos deste sertão. Bem que o nome deste aprazível lugar, com a presença milagrosa da Imagem de Santa Rita dos Impossíveis, poderia ser outro que não Mosquito.

Naquele dia, pois, com a bênção da capela, nascia o arraial de Santa Rita do Mosquito, que depois seria da BoaV ista, do Vintém e, finalmente, do Sapucaí.

O primeiro historiador de Santa Rita, o que se depreende do Livro de Tombos de Santa Catarina, foi o Padre Mariano Acioli de Albuquerque (1826), que ali consignou: “Tal denominação, Santa Rita do Mosquito, nada tinha de oficial. Era, simplesmente, adotada pelo povo.”

Admin

Recent Posts

Ludmila Morais recorda um pouco de sua trajetória musical

Artista conta como seus pais (Carlinhos do Ítalo e Alaíde) e seu marido (Leandro), influenciaram…

3 horas ago

O amor é o segredo de tudo

(Patrícia Vigilato)Ao olhar a imensidão da primeira manhã de inverno de 2021, penso no período…

3 horas ago

A capela de São Sebastião, na Rua do Queima

(Carlos Romero Carneiro) Como aconteceu com tantos imigrantes, Wady Abdala e sua esposa, Jamile Rezeck,…

3 horas ago

Dito Cutuba e o pau de sebo

(Elísio Rosa) Uma das tradições em Santa Rita era de, nas festas juninas, os festeiros…

4 horas ago

TEDxInatel volta a Santa Rita com debates sobre diversidade, inovação e futuro coletivo

Evento reúne personalidades de destaque para discutir justiça social, bem-estar emocional, tecnologia e inclusão no…

2 dias ago

Caixinha de surpresas

(Por Rita Seda) Fácil não é entender, de imediato, se a surpresa é vantajosa ou…

1 semana ago