Por Glorinha Moreira
Santa Rita, 8 de setembro de 1929
Quinzote,
Recebi ontem, justamente no dia 7, sua carta que me alegrou imensamente. Assim é que eu gosto, mas não respondi ontem mesmo porque queria contar-lhe sobre as festas que foram até a noite. Os soldados do regimento chegaram aqui no dia 6, às 12 horas, com todas as armações de guerra. No dia 7, de madrugada, fomos acordadas pelos toques de clarins e tiros de canhões. A parada começou ao meio dia e foi justamente o que eu achei mais bonito. Os reservistas do ginásio fizeram a saudação à bandeira, que foi uma cerimônia muito bonita.
A bandeira foi hasteada no Fórum e a honra de hasteá-la fui eu quem a tive. Fiquei um pouquinho desapontada, a bandeira era muito pesada e foi preciso o comandante me auxiliar. À tarde, houve festa esportiva. “No “Foot-ball”, saímos vencedores pela contagem de 5 a 1. No “Volley-ball” os daqui perderam, infelizmente.
Bendigo o dia 7 de setembro de 1926, no momento em que minha mãe teve a ideia de me levar ao baile do ginásio. Tenho tantas saudades daqueles dias que isto, para mim, mais parece um sonho. O retrato de “maillot”, não sei se vou mandar-lhe, mas mandei tirar outra prova e depois veremos. Se ficar bom, enviar-lhe-ei. Caso contrário, peço que me desculpe. Saudades de mamãe e um grande e muito sincero abraço de sua Glorinha.
Extraído do livro Cartas de Glorinha (De Marly Fontes)
(Por Rita Seda) Dia desses, pela Internet, recebi fotos e frases de Portugal, com a…
Santa Rita do Sapucaí possui diversas personalidades que carregam uma grande importância ao município. É…
(Por Salatiel Correia) Ele se fez engenheiro na mais conceituada escola de engenharia do Brasil:…
O Sapucaí Em 1920, o rio Sapucaí tinha um leito muito maior do que aquele…
(Por Carlos Romero Carneiro) Santa Rita do Sapucaí é uma cidade que ainda mantém muitas…
Erasmo Cabral foi um produtor rural e capitalista que viveu em Santa Rita do Sapucaí…