Categories: Adjair FrancoColunas

A história de Shazan e Xerife

(Por Adjair Franco)

Duas personalidades de nossa cidade: Claiton (Shazan) e Clélio (Xerife). Irmãos gêmeos, filhos do senhor Sílvio Gomes e da senhora Luzia Augusta Gomes. Nascidos de parto difícil, quem realizou o procedimento foi o senhor Adelino Carneiro Pinto. Xerife nasceu primeiro e Shazan, uma hora depois.

Muito amigo do Coronel Horácio Capistrano, foi a ele que Sílvio Gomes deu a honra de apadrinhar um dos dois personagens. O nome Clélio foi uma homenagem à esposa do Coronel, chamada Clélia. Uma grande benfeitora de nossa cidade. Por ser muito amigo do senhor Clóvis Amorim, foi dele a missão de se tornar padrinho do pequeno Claiton.

Os apelidos

Os meninos foram apelidados por Luiz Carlos Lemos Carneiro de Shazan e Xerife por causa de um seriado da televisão, muito assistido na época. Eram dois personagens super atrapalhados e divertidos que decidiram percorrer o mundo ou, ao menos, o Brasil, em busca de emprego. Juntos, viviam as situações mais inusitadas, contracenadas pelos atores Flávio Migliaccio e Paulo José. Quase sem querer, os apelidos vieram bem a calhar, já que os dois se tornaram grandes aventureiros. Ambos saíram de Santa Rita e foram morar em Santos. Lá, se formaram e sempre voltavam à terra natal para rever os amigos que aqui deixaram. E era sempre uma festa quando retornavam! Santistas de coração, quando tem jogo do Peixe, Xerife fica todo apreensivo, na expectativa de vitória. Outro passatempo seu é contar os fatos marcantes de sua história e as boas lembranças que não se apagam de sua memória.

Depois de muitos anos, Xerife voltou para Santa Rita, onde reside até hoje. Antes, morou um bom tempo em Salvador, onde nasceu a sua filha, Gabriela, que hoje reside em Arquipélago de Açores – Portugal. Xerife também morou no Espírito Santo e outros lugares. Muito carismático, é conhecido por todos e, por onde passa, fica para bater papo com os amigos. Shazan mora em Valinhos, onde também é muito querido, mas jamais se esquece dos amigos que fez em Santa Rita.

Agradeço a Shazan e Xerife pelo privilégio de tê-los em nossa presença e também pela amizade. São pessoas muito especiais e muito importantes em nossas vidas!

takefive

Recent Posts

Blacktown 2024: Celebrando a Cultura e a Consciência Negra em Santa Rita do Sapucaí

Inspiradas pelo legado de seus familiares, três primas de Santa Rita do Sapucaí se uniram…

5 horas ago

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente comenta sobre a ação da causa animal

Melhoria nos serviços Neste ano, a Prefeitura Municipal buscou aperfeiçoar os trabalhos que já vinham…

9 horas ago

Uma experiência que transformou a minha infância

(Por Carlos Romero Carneiro) Foi naquele início dos anos 80 que tive contato com uma…

11 horas ago

Como era Santa Rita do Sapucaí, em 1956?

(Por Carlos Romero Carneiro) Recebemos de nossa amiga e colaboradora, Nídia Telles, um livro de…

1 dia ago

Um papo musical com o músico Paulinho Costa

Como teve início a sua carreira musical? Nós, aqui em casa, sempre tivemos uma inclinação…

1 dia ago

A trajetória de Lemos, um antiquário que vive em Santa Rita do Sapucaí

Poderia nos contar sobre a sua experiência com antiquários? Eu percorri muitas cidades negociando antiguidades.…

3 dias ago