Os habitantes do Porto Sapucaí eram servidos por canoas que desciam a leve corrente, meio de transporte melhor do que os cavalos ou carros de boi, embora a volta fosse demorada, pelas margens bordejando a correnteza. A corrente dos rios, em Minas, vai sempre pela margem esquerda, que é em barrancos, ao passo que, à direita, forma praias ou suaves elevações.
De Itajubá, passando por Santa Rita, Pouso Alegre, Careaçu e São Gonçalo, por quase trinta léguas, o rio não apresenta cachoeiras mas há lugares onde é necessária perícia, como a “pedra escorregosa”, em Santa Rita, e outras corredeiras que são travessas de granito, como línguas invadindo o rio. Nos princípios do século XX, fez-se a navegação a vapor de Santa Rita a Careaçu. O vapor Wenceslau Braz descia desta vila santa-ritense somente nas cheias. Nas épocas de nível mais baixo do rio, partiam do Porto Sapucaí, duas léguas abaixo da vila. A viagem era longa e lenta; um homem à proa media o rio e ia gritando a profundidade em braças, enquanto o do leme manobrava o barco que escorregava macio, quase tocando o barranco, como no Mississipi dos livros de Mark Twain.
Pelos anos vinte, o Wenceslau Braz naufragou ancorado no porto e terminou a linha de vapores que, em verdade, agonizava, ultrapassada pela estrada de ferro.
(Por Rita Seda) Dia desses, pela Internet, recebi fotos e frases de Portugal, com a…
Santa Rita do Sapucaí possui diversas personalidades que carregam uma grande importância ao município. É…
(Por Salatiel Correia) Ele se fez engenheiro na mais conceituada escola de engenharia do Brasil:…
O Sapucaí Em 1920, o rio Sapucaí tinha um leito muito maior do que aquele…
(Por Carlos Romero Carneiro) Santa Rita do Sapucaí é uma cidade que ainda mantém muitas…
Erasmo Cabral foi um produtor rural e capitalista que viveu em Santa Rita do Sapucaí…